A Rádio

História

A Nova 1290 Rádio Timbira AM é a emissora pioneira no Maranhão. Fundada em 14 de agosto de 1941, é gerida pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Os estúdios ficam localizados no Centro de São Luís.

Batizada inicialmente como Rádio Difusora, foi fundada durante o governo Getúlio Vargas e surgiu a partir de solicitações do interventor Paulo Martins de Sousa Ramos. Com o apoio das autoridades federais, foi concedido para a rádio oficial o prefixo PRJ–9, que ocupou a onda média (amplitude modulada), sendo sintonizada através de 1940 KHz. A PRJ-9 entrou no ar às 21h com o pronunciamento do interventor Paulo Ramos, que foi ouvido em mais de 60 municípios do Estado.

Em 1944, os Diários Associados assinaram contrato de comodato com o governo do Estado e rebatizou a emissora com seu nome definitivo. A justificativa para essa mudança é que todas as emissoras, pertencentes à cadeia de associados, rádios, jornais e TV como: Tupi, Tamoio, Baré, Timbira, Tabajara etc., recebiam o nome de grupos indígenas, que historicamente houvessem habitado as regiões onde se localizavam as emissoras. A partir daí, a PRJ-9 passou a ser chamada de Rádio Timbira, devido os povos indígenas que habitavam o Estado.

Ao longo de mais de oito décadas passaram pela Timbira grandes profissionais do rádio maranhense.