Estudantes têm até 31 de dezembro para fazer renovação de contratos do Fies

Os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 31 de dezembro deste ano para renovar os contratos semestrais, simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres de 2021.

O prazo para atualização contratual no Fies foi prorrogado na última sexta-feira (5), pelo Ministério da Educação, devido à pandemia de covid-19. O processo deve ser feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), que está disponível na página eletrônica do Ministério.

No caso do contrato não simplificado, quando há mudanças a serem realizadas no contrato, como mudança de fiador, o estudante deve levar a documentário comprovatório para finalizar a renovação. No simplificado, basta validar a renovação no sistema.

Segundo a pasta, os contratos do Fies são renovados semestralmente. O pedido é feito primeiramente pelas instituições de ensino. Depois, os estudantes validam as informações inseridas no SisFies pelas universidades.

O programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.