Nesta terça-feira, dia 21 de setembro, é comemorado em todo o território nacional o Dia da Árvore. A data tem como objetivo estimular a conscientização sobre a importância da preservação das florestas e do meio ambiente. Para celebrar a data, o Governo do Maranhão preparou uma grande e inédita mobilização estadual envolvendo todos os 217 municípios maranhenses.
Serão realizadas ações como plantio de mudas em todos os municípios e a entrega de cartões para os 2.000 selecionados no programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com o pagamento da primeira parcela da bolsa concedida aos jovens, no valor de R$ 250.
A ação visa chamar a atenção da população para os temas da sustentabilidade, preservação ambiental, respeito às reservas e parques, respeito às comunidades tradicionais e as consequências das mudanças climáticas, como explica o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Diego Rolim.
Diversas secretarias de Estado estarão envolvidas na mobilização, além da Sema, como Governo (Segov), Articulação Política (Secap), Juventude (Seejuv), entre outras.
A mobilização também contará com a parceria de prefeituras municipais de várias cidades na organização do evento, que será realizado em todo o Maranhão, das 9h às 16h, da terça-feira (21).
Agente Jovem Ambiental
No último dia 9 de agosto, o governador Flávio Dino assinou o termo de admissão de 2.000 jovens selecionados no edital do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O programa tem como propósito promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente. É também meta do AJA estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.
Executado e monitorado pela Sema, sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão, o programa AJA concede ao jovem participante auxílio financeiro mensal, no valor de R$250, durante 12 meses, podendo ser reajustado por meio de decreto estadual.
Além do auxílio financeiro, os agentes recebem camisa do programa, certificados e curso de formação para que possam atuar na promoção de ações socioambientais em suas localidades.