Operação de combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo no Maranhão é deflagrada nesta sexta-feira (7)

A Polícia Federal (PF) no Maranhão cumpriu, nesta sexta-feira (7), cinco mandados de busca e apreensão durante a operação “Finita Servus”, uma ação voltada para o combate ao tráfico de pessoas e a submissão das vítimas a condição análoga à de escravo.

De acordo com as investigações da PF, trabalhadores do Maranhão são aliciados, através de fraude e abuso da condição de vulnerabilidade das vítimas, e depois levados para o estado de Santa Catarina.

Três dos mandados de busca foram cumpridos em solo maranhense, sendo dois no município de Santa Inês e um em Centro Novo do Maranhão. Os outros dois foram cumpridos em Santa Catarina, no município de São Joaquim.

Ainda segundo a Polícia, as vítimas descobrem que foram enganadas quando chegam no destino, e acabam sendo obrigados a morar em alojamentos lotados, sem condições mínimas de moradia, além de ter parte do salário e documentos retidos pelos empregadores sob o pretexto de pagamento pelas despesas do período.

As condições caracterizam o cenário como tráfico de pessoas e a redução delas a condição análoga à de escravo. Os investigados, se confirmadas as suspeitas, podem receber pena de até 16 anos de prisão mais multa.