Timbira e mais nove rádios públicas do NE estreiam programas dedicados à música regional

Baião de Dois e Forró para Todos serão programas semanais

Não chega a ser uma novidade a realização de um programa de música nordestina em uma emissora de rádio, mas é inédita a produção conjunta a partir de sugestões de programadores dos 9 estados nordestinos trazendo desde clássicos até trabalhos contemporâneos. Isso agora passa a ser uma realidade porque as rádios públicas da região se uniram para produzirem e fazerem chegar até seus ouvintes os programas “Forró para Todos” e “Baião de Dois”. O trabalho de seleção musical é realizado em cada um dos estados e a rádio Educadora FM, na Bahia, produz os dois programas que são compartilhados semanalmente com as demais emissoras públicas.

O Forró para Todos, com duas horas de duração, é dedicado à música vibrante e dançante das festas juninas e destaca grandes nomes do segmento como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Amelinha, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros.

Já o Baião de Dois, com uma hora de duração, é dedicado as demais tradições, abordagens e ritmos da música regional nordestina. Assim, Elomar, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e os sotaques dos bois maranhenses convivem com bandas de pífano, duelos de repentistas, maracatus, côcos, emboladas, xotes, xaxados e baiões.

Os programas começam a ser veiculados pelas emissoras a partir deste mês de maio. Na Timbira AM as novidades estreiam neste domingo (9), a partir de 11h com o “Baião de Dois” e, sem seguida, a partir de 12h é a vez do “Forró para Todos” chegar aos ouvintes baianos.

A ação de cooperação é fruto de parceria entre as Rádios Educadora FM da Bahia, Rádio Timbira AM do Maranhão, Rádio Antares AM do Piauí, Rádio Universitária FM do Ceará, Rádio Universitária FM do Rio Grande do Norte, Rádio Tabajara FM da Paraíba, Rádio Frei Caneca FM de Pernambuco, Rádio USF FM de Sergipe, Rádio Aperipê FM e a Rádio UESB FM da Bahia, além do Canal do YouTube Mundo Vinil.