O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, realiza, a partir desta quinta-feira (17), o 1° Encontro de Economia Solidária com Povos Indígenas na Região Tocantina.
O evento prossegue até este sábado (19), no Território Indígena Araribóia, no Centro de Saberes Tenetehar Tukan, localizado no município de Amarante do Maranhão.
O objetivo do encontro é criar um espaço de diálogo e construção coletiva entre os povos indígenas e as instâncias da Economia Solidária para elaboração de propostas que atendam às necessidades das comunidades indígenas.
“A Economia Solidária tem como preceitos a cooperação, a autogestão e solidariedade para a produção, não podemos romper com este ciclo ao elaborar ou gerir a política. E a participação diversificada de diferentes povos é essencial para fortalecer o evento e as ideias que dele sairão”, avalia o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula.
Na programação será debatida a política e elaboração de propostas específicas para economia solidária voltada para os povos indígenas. E serão escolhidos representantes indígenas para a Conferência Estadual de Economia Solidária que será realizada nos dias 7 e 8 de novembro em São Luís.