A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lança o folheto “Aqui tem Cordel”. O ato de celebração da tradição da literatura popular será, nesta quinta-feira (13), às 16h30, em auditório do Convento das Mercês (Rua da Palma, 502 – bairro do Desterro no Centro Histórico de São Luís). A entrada é gratuita e aberta ao público.
Entre os participantes, os escritores Wilson Marques, Paulinho Nó Cego e do xilogravurista Airton Marinho.
Sob a orientação de Paulinho Nó Cego e Airton Marinho, o folheto é resultado da primeira oficina de cordel do projeto Fazendo Arte, que levou crianças ao universo encantador dessa tradição literária.
Durante encontros semanais, os participantes conheceram a história do cordel, explorando rimas e métricas e, o mais importante, deram vida a seus próprios versos, combinando criatividade e bom humor.
Cada página do folheto reflete a magia do cordel e a alegria de aprender fazendo arte. A iniciativa reforça a importância dessa expressão poética que há séculos encanta o Nordeste e o Brasil, perpetuando a oralidade, a cultura popular e a identidade nordestina.
O lançamento do Aqui tem Cordel é um convite para todos que apreciam a força da literatura popular e reconhecem seu papel na preservação da memória e na formação de novos talentos.