Com o nome ‘Passe esse fuxico adiante. Previna-se!’ a programação da Campanha Outubro Rosa foi aberta pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante ação no Hospital de Câncer do Maranhão – Dr. Tarquínio Lopes Filho, localizado no bairro Madre Deus, em São Luís, que é uma das unidades de referência para diagnóstico e tratamento da doença na rede estadual. A campanha tem o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e tem como público prioritário mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.
No Maranhão, em 2022, foram realizadas 173.787 mil mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 62.426 mil nas demais faixas etárias. Os serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede estadual são oferecidos nas regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Timon.
As unidades de referência da rede estadual que possuem o serviço de mamografia são o Hospital de Câncer do Maranhão – Dr. Tarquínio Lopes Filho, e as policlínicas Diamante, da Criança e da Mulher, localizados em São Luís.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas diversas atividades de conscientização e prevenção.
Ouça mais informações na reportagem de Quecia Carvalho: