Mais de 90% das 42 mil empresas do Maranhão são pequenos negócios

Os números de empresas abertas no Maranhão, de janeiro a setembro deste ano, já somam 42.327 registros na Junta Comercial do Maranhão (Jucema), enquanto que, no mesmo período de 2023, foram contabilizados 40.402 empreendimentos formalizados, o que representa um aumento de 4,7%. Os dados são do Boletim Empresarial, documento elaborado trimestralmente pela Jucema que já se encontra disponível no site da instituição.

Deste total de formalizações, 40 mil são micro e pequenas empresas, ou seja, os pequenos negócios representam 95% das formalizações realizadas pelo órgão.

Empresas ativas

O levantamento aponta ainda que, em setembro deste ano, o Maranhão alcançou a marca de 438 mil empresas ativas. O setor de comércio é o que mais concentra empresas em atividade, seguido do setor de serviços e indústria. Entre as atividades do setor de comércio mais procuradas pelos empreendedores estão as lojas de roupas, mercadinhos e restaurantes.

Municípios maranhenses

São Luís foi o município com o maior número de abertura de empresas com mais de 13 mil formalizações. Em seguida estão Imperatriz, São José de Ribamar e Balsas.

Os municípios com maiores de taxas de crescimento de novos negócios são Santa Inês com um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, Balsas (13,3%) e Açailândia (9,4%).

Ações de desburocratização

Uma série de iniciativas do Governo do Estado, por meio da Jucema, para simplificar o ambiente de negócios estão sendo concretizadas nos últimos meses. A mais recente é a integração do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao sistema Empresa Fácil que possibilita que a emissão de licenciamentos seja totalmente online, ou seja, o procedimento deixa de ser presencial e passa a ser de maneira mais rápida e segura para que as empresas/cidadãos possam exercer suas atividades dentro da regularidade.

Pequenos negócios 

Os pequenos negócios no Maranhão desempenham um papel central na economia.

Segundo a analista técnica do Sebrae, Paula Waldira Ferreira, o crescimento do número de pequenas empresas e MEIs no estado é uma oportunidade para os empreendedores aprimorarem suas habilidades e fortalecerem suas relações com os clientes. “É essencial que os empresários internalizem a necessidade constante de capacitação e busquem melhorar o atendimento para construir vínculos duradouros com seus clientes”, salienta.

O relacionamento com os clientes, segundo Paula, precisa ser multicanais e fazer uso das tecnologias de mídias digitais é imprescindível também para alavancar as vendas. “A maioria das empresas hoje vende pelo Whatsapp, que conta, inclusive, com uma versão voltada para negócios, a Bussiness. É usada por uma grande parte dos empreendedores, como um poderoso canal de vendas. E ainda outras plataformas como iFood, Shopee”, pontua a especialista do Sebrae no Maranhão.