As repórteres Cris Sousa e Quecia Carvalho, da Rádio Timbira FM, venceram o Prêmio Estadual BNB de Jornalismo 2024 com o radiodocumentário “Futuro Ancestral: a energia dos quilombos”.
A solenidade de anuncio do trabalho vencedor aconteceu, na quarta-feira (18), no Blue Tree Hotel, no bairro do Calhau, em São Luís, com a presença da secretária adjunta de Radiodifusão, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e diretora Geral da Rádio Timbira FM, Maria Spíndola, representando o secretário Sérgio Macedo; e o diretor de Programação da Rádio Timbira FM, Robson Júnior.
“Orgulho muito grande ver o show que essas meninas dão. Começaram na Timbira como estagiárias, foram contratadas e nos dão muitas alegrias. Merecem muitos parabéns pelo trabalho incrível e de grande relevância social e pra história dos quilombos. Muito feliz a equipe Timbira está com a conquista de mais essa premiação”, ressalta Maria Spíndola.
Nesta edição, a premiação do Banco do Nordeste (BNB) teve como tema: “Energias renováveis e seus impactos sociais, ambientais e econômicos”.
Radiodocumentário
O radiodocumentário “Futuro Ancestral: a energia dos quilombos” explora a transformação em Pequi da Rampa, um quilombo situado na região de Vargem Grande, no Vale do Itapecuru.
A comunidade foi selecionada para ser o projeto-piloto de um programa inovador, que busca implantar usinas fotovoltaicas e promover o uso de energia limpa em comunidades tradicionais do Estado. A proposta do “Raízes Solares” é fomentar a autossuficiência econômica e a sustentabilidade, focando em comunidades indígenas e quilombolas.
Prêmio Sebrae de Jornalismo
Em setembro, Cris Sousa e Quecia Carvalho conquistaram o primeiro lugar na Categoria Áudio do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
No Prêmio Sebrae de Jornalismo, a reportagem vendedora foi o radiodocumentário “Raízes da Mudança: como o coletivo de mulher da zona rural de São Luís está transformando o cenário de suas comunidades”, disponível no Spotify
(Foto/Divulgação/Capa): Repórter Quecia Carvalho com pessoas da comunidade quilombola de Pequi da Rampa, no município de Vargem Grande
Documentário Futuro Ancestral: a energia dos quilombos