Muita alegria e tranquilidade no pré-carnaval na Litorânea e no Centro Histórico de São Luís na sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16)
Durante a passagem do trio da Banda Eva, no Circuito Vem Pro Mar, na Av. Litorânea, o cantor Felipe Pezzoni fez referência à Rádio Timbira FM. “Timbira FM 95,5, ao vivaço”, falou o artista enquanto cantava o sucesso Eva.
O cantor também envio um abraço para o repórter da Rádio Timbira, Noel Soares, que entrevistou ele.
O governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, participaram da festa.
Na programação da Av. Litorânea ainda teve shows de Descascar’Alho, Nanda Furttado, Bruno Shinoda, Nuzio, Banda Eva
Circuito Vem Pro Centro
Quem esteve no Centro Histórico de São Luís presenciou o 3º fim de semana do Pré-Carnaval do Circuito Vem Pro Centro.
São cinco polos culturais distribuídos pelo circuito – Faustina, Joãozinho Trinta, Patativa, Catarina Mina e Nega Glícia.
A programação deu espaço às mais diversas expressões carnavalescas e manifestações culturais. Entre o som marcante do tambor de crioula, blocos tradicionais, reggae, samba e marchinhas, brincantes de todas as idades curtiram mais um sábado de folia.
O Polo Cultural Faustina, em frente à Casa do Tambor de Crioula, foi um dos mais movimentados. O espaço vibrou ao som dos tocadores e ao embalo das coreiras. A programação começou pelo TC da Comunidade de Todos os Santos.
Enquanto isso, a Praça da Fé virou palco de celebração da cultura afro-brasileira e dos blocos tradicionais no Polo Joãozinho Trinta. A tarde começou com a apresentação da Tribo de Índio Upoan-Açu, Bloco Afro Omnirá e Tropicais do Ritmo. Em seguida, o Bloco Guerreiros do Ritmo fez o público ensaiar alguns passos das coreografias e se impressionar com o figurino do grupo. A programação se encerrou com o desfile do Bloco Marambaia.
Já no Polo Cultural Patativa, na Praça dos Catraieiros, o samba e as tradicionais marchinhas carnavalescas alegraram os foliões. O grupo Confraria do Copo abriu os trabalhos, seguido pelo cantor Paulinho Melodia, PSP Samba do Peixe, Máquina de Descascar Alho e Samba de Reis.
No Polo Catarina Mina, os bloquinhos foram os protagonistas, com destaque para o Bloco do Reis e Bloco das Peruas. A noite encerrou com o cortejo do Bloco 100 Sigilo.
O reggae, por sua vez, dominou a cena da Praça do Reggae. No circuito Nega Glícia, o público dançou ao som de DJs maranhenses. A homenagem à grande referência da cultura reggae no Maranhão foi ainda mais especial por ser o dia em que ela completaria 48 anos. A família esteve presente.
Blocos Afros na sexta feira
Quatorze blocos afros maranhenses estarão no cortejo pré-carnavalesco do Carnaval do Maranhão, nesta sexta-feira (14).
Os grupos se concentram na Praça Deodoro, às 16h. Em seguida, desfilam pela Rua Grande até a na Praça da Fé (Praia Grande).
Reportagens
Cris Sousa
Noel Soares