Anunciada parceria entre Seduc e a Uema

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, foi recebido, na quarta-feira (16), em audiência na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pela secretária de Estado de Educação, Olga Simão.

O objetivo da reunião de trabalho foi apresentar à secretária detalhes das atividades, hoje desenvolvidas pela Universidade estadual do Maranhão (Uema), em especial, o trabalho de formação de professores no estado. Hoje, a Universidade desenvolve atividades de formação na pós-graduação e graduação presencial em seus campi, através dos cursos de Licenciatura, do Projeto Darcy Ribeiro e a distância através do Núcleo de Tecnologia em Educação (Uemanet).

Após fazer uma explanação detalhada das atividades da instituição, o reitor manifestou a necessidade de uma aproximação maior entre Uema e Seduc, e se colocou à disposição para que esta relação seja estreitada. “Nós temos todo interesse em aprofundar esta relação, não apenas por uma questão institucional, mas até para otimizarmos os recursos que são oriundos da mesma fonte”, enfatizou o professor José Augusto.

A secretária Olga Simão afirmou que deve ser construída uma agenda de trabalho para que a as equipes da Uema e Seduc possam se afinar e traçar projetos em comum. “Nós precisamos da experiência da universidade e a partir de hoje vamos trabalhar para que possamos incrementar, de imediato, a formação dos nossos docentes, principalmente à distância”, reforçou a secretária.

Na audiência, o reitor esteve acompanhado das pró-reitoras de Graduação, Maria Auxiliadora de Mesquita e de Extensão, Vânia Lourdes Martins; do coordenador do Uemanet, Antônio Roberto Coelho Serra; do coordenador adjunto, João Augusto Ramos e Silva; da coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Andréa Azevedo Cutrim; da coordenadora Acadêmica, Lígia Almeida Pereira; do diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, Marcelo Cheche Galves; da diretora do Centro de Estudos Superiores de Timon, Edith Sampaio Sotero Leal; e de assessores da Uema.

Ao final da reunião ficou definido um novo encontro, ainda este mês, entre as equipes da Secretaria e da Universidade, desta vez, no Campus Paulo VI.