Nordeste é líder no ranking de regiões com saldo positivo de empregos

O Maranhão encerrou o mês de outubro com 3.293 novos postos. As áreas que mais contrataram foram serviços, que gerou 18.083 vagas, seguido pela construção (6.951) e pelo comércio (6.835), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Nordeste possui o melhor resultado (33.831 novos postos) entre todas as regiões brasileiras na geração de empregos formais. A Região obteve 39,7% de todas as vagas criadas no País (85.147).

 

Estados Nordestinos

Pernambuco (10.596 vagas)

Alagoas (4.657)

Bahia (4.449)

Ceará (3.379)

Maranhão (3.293)

Paraíba (2.734)

Piauí (2.693)

Sergipe (1.076)

Rio Grande do Norte (954)

O segmento que recebeu mais contratou foi: “Saúde Humana e Serviços Sociais”, responsável por 3.506 dos novos empregos.

A participação do setor de construção no saldo geral foi puxada majoritariamente por Pernambuco (2.107) e Bahia (1.688) em termos qualitativos. Em termos proporcionais, o setor respondeu por 37,9% do saldo baiano e 35,6% do saldo de Sergipe.

O comércio teve força principalmente em Pernambuco (1.819), Bahia (1.151) e Maranhão (975), que juntos concentraram quase 58% das vagas do setor na Região. No Rio Grande do Norte, o setor foi responsável por 48,3% do saldo estadual, sendo o setor de maior impacto no mês.

O setor industrial apresentou como destaques Pernambuco, com 1.145 novos postos de trabalho, e Alagoas, com saldo de 783. Paraíba (372), Rio Grande do Norte (331), Piauí (259) e Sergipe (56).

Em termos proporcionais, os novos postos da Indústria representaram 34,7% dos novos postos do Rio Grande do Norte e 16,8% do estado de Alagoas, sendo o segundo maior setor nos dois estados.

Já a agropecuária encerrou outubro com saldo positivo de 569 vagas, com melhor desempenho em Piauí (349), Alagoas (351), Maranhão (309) e Paraíba (251).

No acumulado de janeiro a outubro, o Nordeste acumulou 369.596 empregos gerados, representando 20,5% do saldo nacional. A média mensal de criação de vagas chega a 36,9 mil postos.

Desemprego recua para 5,4% em outubro, o menor nível da série histórica do IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% no trimestre móvel encerrado em outubro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi o menor nível da série histórica, iniciada em 2012. A taxa recuou nas duas bases de comparação: caiu 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior (de 5,6% para 5,4%) e diminuiu 0,7 ponto percentual frente ao mesmo período de 2024, quando estava em 6,2%.

A população desocupada (5,9 milhões) foi a menor da série histórica. O número de pessoas sem trabalho caiu 3,4% no trimestre (menos 207 mil) e recuou 11,8% em relação ao ano anterior (menos 788 mil).

Já a população ocupada (102,6 milhões) permaneceu estável no trimestre e aumentou em 926 mil pessoas na comparação anual.

O nível da ocupação — proporção de pessoas empregadas dentro da população em idade de trabalhar — ficou em 58,8%, mantendo estabilidade tanto frente ao trimestre anterior quanto em relação ao mesmo período de 2024.

UEMA realiza prova do PAES 2026 neste domingo (30)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza neste domingo (30), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. A prova ocorrerá em etapa única e o resultado final está previsto para 29 de janeiro de 2026.

O exame será aplicado nos campi da UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). ´

O número de inscritos é de 48.063.

A prova do PAES 2026, formada por questões objetivas de múltipla escolha e produção textual, será realizada das 13h30 às 18h30, com fechamento dos portões, impreterivelmente, às 13 horas.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta durante toda a prova, inclusive na produção textual.

Os candidatos devem apresentar documento de identificação original com foto ou, alternativamente, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e Registro Geral (RG) digital, cada um em seu aplicativo oficial.

Uma das novidades do PAES 2026 é a ampliação da oferta de cursos de graduação: a Uema passa a ofertar vinte novos cursos presenciais, distribuídos em doze campi, nas áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais.

Os novos cursos são: Administração (Pedreiras), Agronomia (Colinas), Ciências Econômicas (São Luís e Timon), Educação Especial Inclusiva (São Luís), Educação Física Bacharelado (Coroatá e São João dos Patos), Enfermagem (Zé Doca), Engenharia da Computação (Caxias), Fonoaudiologia (Caxias), Inteligência Artificial (São Luís), Letras em Libras (Colinas e Pedreiras), Nutrição (São Bento), Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês), Serviço Social (São Bento) e Terapia Ocupacional (Caxias e Itapecuru Mirim).

Serão ofertadas 5.980 vagas, sendo 5.130 para a UEMA e 850 para a Uemasul. Neste ano, o vestibular adota um novo sistema de vagas, conforme a Medida Provisória nº 497/2025, com reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro desse percentual, metade será destinada a candidatos de famílias com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos. Também haverá reserva proporcional para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de acordo com dados do IBGE, incluídos nos 50% destinados a egressos da rede pública.

Além disso, serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para candidatos negros.

 

Reportagem | Sede do Centro de Cultura Negra é revitalizada; Maranhão inaugura primeira Casa Quilombola do Brasil

No mês da consciência negra no Brasil, o Governo do Maranhão entregou, em São Luís, nesta semana, dois espaços históricos destinados à população negra e quilombola: a sede do Centro de Cultura Negra é revitalizada e o Maranhão (CCN-MA), no bairro do João Paulo, que foi toda revitalizada e a primeira Casa Quilombola do Brasil, na rua Rio Branco, no Centro da Cidade.

Nas entregas, o governador Carlos Brandão anunciou novos programas de enfrentamento ao racismo e de valorização da ancestralidade afro-brasileira.

 

Sede do CCN

A primeira etapa da agenda do Novembro Negro foi a entrega das obras do ocorreu no Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), no bairro João Paulo, que acaba de passar por um amplo processo de revitalização.

Um ano após a assinatura da ordem de serviço, o espaço foi entregue em novas condições de segurança, conforto e convivência para a realização de projetos ligados à cultura afro.

O coordenador do CCN, Airton Ferreira informou que o espaço em auditório climatizado, salas de informática, pesquisa, administrativo-financeira, coordenação e produção para realizarmos nossas atividades.

“Esta obra tem grande dimensão, por causa da importância histórica, política e cultural do prédio, que traz tantos valores da África e do nosso povo”, afirmou Airton Ferreira.

Elias Belfort, representante da União das Comunidades Rurais Quilombolas de Itapecuru (Uniquita), coordenador da Federação Estadual de Quilombos (Fecma) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conac), lembrou que as obras simbolizam a reparação de uma demanda de gerações.

“É de grande satisfação para nós receber o prédio reformado, porque por muitos anos esperamos que isso acontecesse. E, hoje, o governador atendeu nosso pedido”, relatou Elias Belfort.

 

Casa Quilombola

Da Rua dos Guaranis ao Centro Histórico de São Luís, a comitiva seguiu para a inauguração da Casa Quilombola (Centro de Referência Estadual Quilombola), o primeiro equipamento do tipo no Brasil.

O espaço nasce como fruto do diálogo entre o Governo do Maranhão, organizações quilombolas e entidades parceiras, que atuarão na gestão compartilhada.

Criada para acolher quilombolas, oferecer apoio educativo e cultural e servir como polo de articulação de direitos, a Casa Quilombola se torna referência nacional, uma vez que o Maranhão é o estado com maior número de comunidades remanescentes de quilombos do país.

Representantes da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), da Conaq/MA e da União das Organizações Quilombolas (Uniquis) acompanharam a entrega.

 

Festa na Praça Gonçalves Dias

Para encerrar, na Praça Gonçalves Dias, movimentos sociais, gestores estaduais e lideranças comunitárias compuseram o dispositivo oficial para defender a agenda antirracista. O momento contou com show da banda Filhos de Jah, encerrando um dia marcado pela união entre ancestralidade, políticas públicas e afirmação de direitos no mês dedicado à resistência do povo negro.

 

Outras ações

A programação incluiu ações:

  • Entrega do Selo Quilombos do Maranhão para quatro comunidades;
  • Certificação de 19 comunidades reconhecidas pelo Estado;
  • Assinatura da ordem de pagamento das Bolsas do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), que alcança mais de 400 jovens de 35 municípios, ampliando renda, autonomia e participação social no território quilombola.

 

Projetos

Também foram apresentadas políticas que irão orientar o Estado nos próximos anos, entre as quais:

  • Retorno da Caravana Maranhão Quilombola;
  • Elaboração da minuta da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos Tradicionais de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana;
  • Elaboração do Plano Estadual Decenal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
  • Lançamento do Selo Gosto do Maranhão, do Edital PAA Quilombola e do Programa Qualifica, com oferta de cursos profissionalizantes priorizando populações vulneráveis.

Reportagem de Daniel Amorim

Procon-MA autua postos por aumento injustificado de combustíveis em São Luís

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) realizou, nesta semana, novas ações de fiscalização que resultaram na autuação de três postos de combustíveis em São Luís.

O Posto Aguiar, no Cohafuma; o Posto Natureza, na Curva do 90; e o Aguiar Petróleo, no Calhau, foram autuados por praticarem aumento injustificado nos preços dos combustíveis.

A presidente do Procon-MA, Karen Barros, destacou que o órgão vem acompanhando de perto os reajustes aplicados no estado.

Após a autuação, os estabelecimentos terão o prazo de 20 dias para apresentar justificativas e documentos comprobatórios que expliquem os reajustes praticados. Caso não atendam à notificação ou não consigam comprovar a legalidade dos preços, poderão incorrer em prática abusiva, conforme estabelece o artigo 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor.

O Procon-MA orienta que os consumidores que identificarem aumentos excessivos ou outras irregularidades relatem o caso diretamente pelo aplicativo Viva Procon ou pelo site www.procon.ma.gov.br, anexando fotos, vídeos e a localização do posto para auxiliar o trabalho da fiscalização.

 

Feiras da Agricultura familiar prossegue neste fim de semana  

A 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que iniciaram na quarta-feira (26), prosseguem, neste fim de semana, até a noite de sábado (29), na área da Lagoa da Jansen, próximo à Arena Domingos Leal, em São Luís.

A organização é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e parceiros internacionais, nacionais, federais, estaduais e municipais que prossegue até sábado (29).

O destaque nas feiras são as exposições de venda de produtos da agricultura familiar do Maranhão e do Nordeste.

Durante as duas feiras, está sendo realizado o 3º Concurso da Melhor Farinha d’Água, o Troféu Babaçu, shows e oferta de diversos serviços gratuitos para a população em áreas como saúde, produção agrícola, cidadania e cultural.

O público está tendo acesso, também, a novas tecnologias da agricultura familiar e vivenciará as riquezas culturais e naturais de comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária.

Na programação tem oficinas, capacitações, festivais gastronômicos, exposições de equipamentos, serviços ao cidadão e apresentações artísticas, fortalecendo a troca de experiências e a valorização da cultura local.

A expectativa é da presença de 50 mil pessoas durante os 4 dias dos dois eventos.

Esta é a terceira realização da Femaf, evento que já faz parte do calendário oficial de São Luís e com grande participação do público durante toda programação.

A programação completa está sendo divulgada no Instagram @sistemasafma).

 

Fenafes

A Fenafes reunirá delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

São cerca de 330 expositores, entre outros participantes que vão promover encontro de culturas, sabores e saberes.

É uma feira que integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, promovido pelo Consórcio Nordeste. A realização é do Governo do Maranhão, por meio da SAF, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPO).

 

3º Concurso da Melhor Farinha d’Água

O Concurso da Fatinha está no processo de votação popular. Qualquer pessoa pode participar da votação como parte do júri popular. No sábado (29), pela manhã, o júri técnico vota sábado e o resultado final será divulgado à tarde.

O objetivo do concurso é valorizar os produtores e produtoras locais e incentiva práticas sustentáveis na produção artesanal de farinha, símbolo da cultura alimentar maranhense.

Nesta edição, serão distribuídos R$ 21 mil em prêmios, sendo R$ 12 mil para o primeiro lugar, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro, além de troféus que reconhecem o talento e a dedicação dos participantes.

 

Troféu Babaçu

Outro momento especial é a entrega do Troféu Babaçu do Maranhão, promovido pela SAF, em homenagem a pessoas, projetos e instituições que se destacam na promoção da agricultura familiar, da economia solidária e do desenvolvimento rural sustentável.

O prêmio simboliza a força das raízes maranhenses, representadas pelo babaçu, fruto que traduz resistência, trabalho e a riqueza cultural das comunidades do campo.

 

Programação cultural

Entrada gratuita e aberta ao público.

Com recomendação de doação de 1kg de alimentos não perecíveis para a campanha Natal sem Fome.

Os shows iniciam às 19h.

 

Palco principal

 

Quinta-feira (27)

– Wilson Zara

– Trio Mulunduns

– Juliana Linhares

 

Sexta-feira (28)

– Núbia

– Os Tropix

– Baré de Casco e Pinduca

 

Sábado (28)

– Victor Sena

– Luciana Pinheiro

– Roberta Miranda

 

Palco interno

 

Quinta-feira (27)

– 8h às 9h – Painel: Jovens Comunicadores. SAF;

– 9h às 12h – Painel: Mesa de Gênero. SAF;

12h – Bumba-Meu-Boi de Leonardo. Comitê de Cultura do MA;

13h – Música: Wandinho;

16h – Cerimônia de Premiação do Banco do Nordeste;

18h – Bumba-Meu-Boi de Santa Fé.

 

Sexta-feira (28)

9h às 11h – Painel: Vassoura de Bruxa da Mandioca. SAF, AGERP e AGED;

11h – Música: José Edson Viveiros;

13h – Música: Thiago Terres;

14h30 – Entrega de equipamentos. SAF

17h – Cozinha Show;

18h – Cacuriá Balaio de Rosas

 

Sábado (29)

8h às 12h – Concurso da Melhor Farinha Dágua. SAF;

12h – Música: Banda Rosa de Sharon;

13h – Thyago de Sousa Santana;

14h – Luiz Carlos;

15h – Encerramento (Entrega do Troféu Babaçu e Concurso da Melhor Farinha d’Água)

17h – Tambor de Crioula do Mestre Felipe;

18h – Exibição do jogo “Flamengo x Palmeiras”

Feiras da Agricultura familiar prosseguem com show de Luciana Linhares, nesta quinta (27)

A 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que iniciaram na quarta-feira (26), prosseguem, nesta quinta-feira (27), na área da Lagoa da Jansen, próximo à Arena Domingos Leal, em São Luís, com shows de Wilson Zara, Trio Mulundus e da cantora potiguar Juliana Linhares.

A organização é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e parceiros internacionais, nacionais, federais, estaduais e municipais que prossegue até sábado (29).

O destaque nas feiras são as exposições de venda de produtos da agricultura familiar do Maranhão e do Nordeste.

Durante as duas feiras, está sendo realizado o 3º Concurso da Melhor Farinha d’Água, o Troféu Babaçu, shows e oferta de diversos serviços gratuitos para a população em áreas como saúde, produção agrícola, cidadania e cultural.

O público está tendo acesso, também, a novas tecnologias da agricultura familiar e vivenciará as riquezas culturais e naturais de comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária.

Na programação tem oficinas, capacitações, festivais gastronômicos, exposições de equipamentos, serviços ao cidadão e apresentações artísticas, fortalecendo a troca de experiências e a valorização da cultura local.

A expectativa é da presença de 50 mil pessoas durante os 4 dias dos dois eventos.

Esta é a terceira realização da Femaf, evento que já faz parte do calendário oficial de São Luís e com grande participação do público durante toda programação.

A programação completa está sendo divulgada no Instagram @sistemasafma).

 

Fenafes

A Fenafes reunirá delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

São cerca de 330 expositores, entre outros participantes que vão promover encontro de culturas, sabores e saberes.

É uma feira que integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, promovido pelo Consórcio Nordeste. A realização é do Governo do Maranhão, por meio da SAF, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMPO).

 

3º Concurso da Melhor Farinha d’Água

O Concurso da Fatinha está no processo de votação popular. Qualquer pessoa pode participar da votação como parte do júri popular. No sábado (29), pela manhã, o júri técnico vota sábado e o resultado final será divulgado à tarde.

O objetivo do concurso é valorizar os produtores e produtoras locais e incentiva práticas sustentáveis na produção artesanal de farinha, símbolo da cultura alimentar maranhense.

Nesta edição, serão distribuídos R$ 21 mil em prêmios, sendo R$ 12 mil para o primeiro lugar, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro, além de troféus que reconhecem o talento e a dedicação dos participantes.

 

Troféu Babaçu

Outro momento especial é a entrega do Troféu Babaçu do Maranhão, promovido pela SAF, em homenagem a pessoas, projetos e instituições que se destacam na promoção da agricultura familiar, da economia solidária e do desenvolvimento rural sustentável.

O prêmio simboliza a força das raízes maranhenses, representadas pelo babaçu, fruto que traduz resistência, trabalho e a riqueza cultural das comunidades do campo.

 

Programação cultural

Entrada gratuita e aberta ao público.

Com recomendação de doação de 1kg de alimentos não perecíveis para a campanha Natal sem Fome.

Os shows iniciam às 19h.

 

Palco principal

 

Quinta-feira (27)

– Wilson Zara

– Trio Mulunduns

– Juliana Linhares

 

Sexta-feira (28)

– Núbia

– Os Tropix

– Baré de Casco e Pinduca

 

Sábado (28)

– Victor Sena

– Luciana Pinheiro

– Roberta Miranda

 

Palco interno

 

Quinta-feira (27)

– 8h às 9h – Painel: Jovens Comunicadores. SAF;

– 9h às 12h – Painel: Mesa de Gênero. SAF;

12h – Bumba-Meu-Boi de Leonardo. Comitê de Cultura do MA;

13h – Música: Wandinho;

16h – Cerimônia de Premiação do Banco do Nordeste;

18h – Bumba-Meu-Boi de Santa Fé.

 

Sexta-feira (28)

9h às 11h – Painel: Vassoura de Bruxa da Mandioca. SAF, AGERP e AGED;

11h – Música: José Edson Viveiros;

13h – Música: Thiago Terres;

14h30 – Entrega de equipamentos. SAF

17h – Cozinha Show;

18h – Cacuriá Balaio de Rosas

 

Sábado (29)

8h às 12h – Concurso da Melhor Farinha Dágua. SAF;

12h – Música: Banda Rosa de Sharon;

13h – Thyago de Sousa Santana;

14h – Luiz Carlos;

15h – Encerramento (Entrega do Troféu Babaçu e Concurso da Melhor Farinha d’Água)

17h – Tambor de Crioula do Mestre Felipe;

18h – Exibição do jogo “Flamengo x Palmeiras”

 

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 nesta quinta-feira (27)

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (27) a parcela de novembro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 683,28.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança.

O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

 

Pagamento unificado

Algumas localidades que foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade receberam pagamento antecipado. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF).

 

Regra de proteção

Cerca de 2,42 milhões de famílias estão na regra de proteção em novembro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em junho, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição desde junho.

Quem se enquadrou na regra até maio deste ano continuará a receber metade do benefício por dois anos.

 

Fluxo aéreo cresce nos aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas

Levantamento divulgado nesta semana pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), aponta que o fluxo aéreo no Maranhão registrou crescimento de 13,76% entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, com um total de 1.840.258 embarques e desembarques.

Departamento vinculado à Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), a Obstur-MA revela em seu relatório, que o número de embarques e desembarques foi positivo nos três principais aeroportos maranhenses: São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da empresa de serviços aeroportuários Esaero Airports, o estudo destaca que, somente em outubro de 2025, o fluxo nos aeroportos do Maranhão foi de 188.144 passageiros – quase 28 mil embarques e desembarques a mais do que os números apurados no mesmo período do ano passado (160.608).

 

Desembarques em São Luís e Imperatriz

Ainda de acordo com o levantamento, o volume de desembarques em outubro de 2025 no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, foi o maior desde 2014, com 76.889 desembarques, número que só fica atrás do volume registrado em 2012 (77.674 desembarques), ano inicial da série histórica monitorada pelo Obstur-MA.

O monitoramento do Obstur-MA também destaca crescimento na taxa de desembarque no Aeroporto de Imperatriz, no oeste maranhense. Segundo os dados tabulados, Imperatriz registrou 14.768 desembarques em outubro deste ano, o melhor número contabilizado em um mês de outubro desde 2014, um crescimento de 8,69% em relação ao mesmo período de 2024.

“O fluxo aéreo no Maranhão está demonstrando um aumento positivo em 2025. Os dados do mês de novembro ainda não foram lançados, mas com o acumulado de janeiro a outubro o fluxo de embarques + desembarques já supera o acumulado de janeiro a novembro de 2024 em 3,87%. Isto mostra a força que o nosso estado está ganhando como destino turístico”, ressalta Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA.

 

Observatório do Turismo do Maranhão

Departamento da Setur-MA especializado em dados e informações sobre o turismo, cujo objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão que possa contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral.

Criado em 2016, o projeto foi elaborado em referência ao planejamento estratégico de turismo do Maranhão, sendo inserido no contexto do Programa de Monitoramento e Informação com o intuito de abranger seus polos turísticos.

 

VEJA TAMBÉM

Amor que alivia a dor

Nordeste é líder no ranking de regiões com saldo positivo de empregos

Desemprego recua para 5,4% em outubro, o menor nível da série histórica do IBGE