Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Entrou em vigor, nesta semana, as novas regras de segurança do Pix definidas pelo Banco Central (BC), com foco na recuperação mais rápida dos valores transferidos de forma indevida.

Foram reforçados mecanismos de combate a golpes, fraudes e casos de coerção.

A principal novidade é a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que passa a permitir o acompanhamento mais eficiente do caminho do dinheiro. Os valores serão rastreados, mesmo quando são rapidamente transferidos para outras contas, prática comum em crimes financeiros.

Com o novo modelo, a expectativa do Banco Central é aumentar, significativamente, a taxa de recuperação dos valores e reduzir o sucesso das fraudes. Especialistas estimam que as mudanças podem diminuir em até 40% os golpes considerados bem-sucedidos.

Outra frente importante é o reforço da integração entre bancos, instituições de pagamento e órgãos de segurança, além da ampliação do uso do autoatendimento nos aplicativos, o que torna a contestação mais simples e rápida para o usuário.

O BC esclarece que o MED só deve ser acionado em caso de fraude, suspeita de fraude ou erro operacional das instituições financeiras. A ferramenta não pode ser usada no caso de Pix a destinatários errados digitados pelo usuário.

Em outubro, o Banco Central havia determinado que todas as instituições financeiras oferecessem o MED por meio de um botão de contestação em seus aplicativos. A medida preparou o sistema para a adoção das novas regras.

 

O que muda com as novas regras do Pix

MED passa a ser obrigatório: todos os bancos e instituições de pagamento que operam o Pix devem adotar a versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução.

Rastreamento do dinheiro entre contas: a devolução não fica mais restrita à conta que recebeu inicialmente o valor. O sistema passa a rastrear transferências para contas intermediárias.

Bloqueio automático de contas suspeitas: contas com denúncia de fraude podem ser bloqueadas de forma imediata, antes mesmo da conclusão da análise.

Prazo menor para devolução: o Banco Central estima que os valores possam ser recuperados em até 11 dias após a contestação, prazo mais curto do que o praticado anteriormente.

Compartilhamento de informações entre instituições: bancos passam a trocar dados sobre o caminho do dinheiro, o que facilita o bloqueio e a restituição dos recursos.

Autoatendimento para contestação: A vítima pode solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo do banco, sem necessidade de contato humano.

 

Câmara Federal aprova MP do programa Gás do Povo

A Câmara dos Deputados, em sua primeira sessão neste ano, realizada na segunda-feira (2), aprovou a Medida Provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo. Foram 415 votos a favor e 29 votaram contra.

A chamada MP do Gás assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha renda per capita de até meio salário mínimo.

A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue, agora, para votação no Senado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas.

O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

“O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.

PAES 2026: 78,19% dos aprovados são da rede pública; veja classificação por município

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta semana, o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026).  A novidade é que 78,19% dos aprovados para as 5.980 vagas oferecidas são egressos de escolas públicas. Isso significa que, de cada 10 novos universitários na UEMA, 8 vieram da rede pública.

O percentual mantém e supera a tendência observada em anos anteriores, como no PAES 2025, quando 74% das vagas foram ocupadas por alunos da rede pública.

O PAES 2026 seleciona estudantes para ingresso nos cursos de graduação da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), com vagas distribuídas na capital e no interior do estado. Nesta edição, o vestibular registrou 48.063 inscritos.

O reitor da UEMA, Walter Canales, celebrou o dado como parte da missão institucional. “Esse resultado confirma que a universidade pública está cumprindo seu papel social”.

 

Veja edital do PAES 2026

 

Direito e Medicina

No curso de Direito, o percentual de aprovados da rede pública chegou a 87,50% em alguns campi, como em Presidente Dutra.

Em Medicina, um dos cursos mais concorridos do país, a UEMA alcançou a marca de 53,75% de aprovados da rede pública no campus de São Luís, um feito notável que quebra barreiras históricas de acesso.

 

 

Classificados por município

Uema São Luís 

Convocados Uema-CFO São Luís

Uema Bacabal

Uema Balsas

Uema Barra do Corda

Uema Caxias

Uema Codó

Uema Coelho Neto

Uema Colinas

Uema Coroatá

Uema Grajaú

Uema Itapecuru Mirim

Uema Lago da Pedra

Uema Pedreiras

Uema Pinheiro

Uema Presidente Dutra

Uema Santa Inês

Uema São Bento

Uema São João dos Patos

Uema Timon

Uema Zé Doca

UemaSul Imperatriz

UemaSul Estreito

UemaSul Açailândia 

 

FMF define datas e locais das semifinais do Campeonato Maranhense 2026

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu as datas das semifinais do Campeonato Maranhense 2026.

Os jogos entre Maranhão Atlético Clube (MAC) e Sampaio Corrêa e Moto Club e IAPE serão realizadas no sábado (7) e no dia 11.

A FMF definiu as datas em reunião, na segunda-feira (2) com a participação de diretores das equipes semifinalistas.

O play-off do rebaixamento também seguirão as mesmas datas. Os jogos serão entre Imperatriz e Tuntum, sétimo e sexto colocados, respectivamente.

 

Semifinais

Primeiros jogos (sábado, dia 7, em São Luís)

Sampaio X MAC, às 16h, no estádio Castelão

IAPE X Moto Clube, às 16h, no estádio Nhozinho Santos

 

Segundos jogos (dia 11, uma quarta-feira, em São Luís)

MAC X Sampaio, às 19h30, no estádio Castelão

Moto X IAPE, às 19h30, no estádio Nhozinho Santos

 

Rebaixamento

Primeiro jogo (sábado, dia 7)

Imperatriz X Tuntum, às 19h30, no estádio Frei Epifânio (Imperatriz)

 

Segundo jogo (dia 11, uma quarta-feira)

Tuntum X Imperatriz, às 15h30, no estádio Rafael Seabra (Tuntum)

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças e adolescentes. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), das 84.760 ocorrências gerais de desaparecidos, 23.919, ou 28% do total, envolviam vítimas com menos de 18 anos de idade.

O resultado também significa que, em média, as delegacias de polícia de todo o país registraram, diariamente, 66 boletins de ocorrência sobre o sumiço de crianças e adolescentes.

Um aumento de 8% em comparação aos 22.092 desaparecimentos notificados às Polícias Civis em 2024. Percentual duas vezes superior aos 4% de aumento dos casos gerais, que saltaram de 81.406 para 84.760 no mesmo período.

Comparado às 27.730 ocorrências de 2019, ano em que a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas entrou em vigor, o total de casos do último ano é quase 14% inferior, mas mantém a curva de crescimento gradual iniciada em 2023 (20.445 denúncias).

Outro fato que chama a atenção é que, enquanto os homens representam 64% do total de pessoas desaparecidas, entre o público infantojuvenil, a maioria (62%) das ocorrências envolve meninas.

Desde 2019, a legislação brasileira reconhece como desaparecido qualquer “ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

 

Tipos de desaparecimentos

Para alguns especialistas, seria importante diferenciar as circunstâncias em que o sumiço ocorre, havendo aqueles que propõem haver ao menos três distintas categorias: o desaparecimento voluntário; o involuntário, no qual não há emprego de violência, e o forçado.

 

Maranhão terá uma Orquestra Filarmônica

O Teatro Arthur Azevedo (TAA) entrega, nesta segunda-feira (2), às 18h, as novas salas onde funcionará a Sede Oficial da Orquestra Filarmônica do Maranhão.

O evento, com a presença de músicos e gestores públicos, acontece no TAA, localizado na Rua do Sol, no Centro Histórico de São Luís.  O acesso é pelo prédio administrativo (Rua Godofredo Viana nº 132 – Centro).

As salas receberam requalificação técnica para ser a sede oficial do corpo musical com infraestrutura de ponta para potencializar a performance dos músicos maranhenses.

A iniciativa acontece por meio de parceria entre a Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) Escola de Música do Estado do Maranhão “Professora Lilah Lisboa de Araújo”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); e Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do TAA.

O projeto marca um momento histórico: o Maranhão deixa de ser um dos únicos estados da federação sem uma orquestra própria.

Sob a coordenação geral e regência do professor Daniel Cavalcante, através do Teatro Arthur Azevedo, diretor César Boaes, a Orquestra Filarmônica do Maranhão promoverá apresentações gratuitas ao longo do ano, democratizando o acesso à música de concerto e fortalecendo a identidade cultural do estado.

 

Forte Santo Antônio da Barra, na Ponta d’Areia, recebe o Presente a Yemanjá nesta segunda-feira (2)

O Forte Santo Antônio da Barra, localizado na área do Espigão, na Península da Ponta da Areia, em São Luís, recebe, nesta segunda-feira (2), às 13h, a terceira edição do projeto Presente de Yemanjá com várias atividades religiosas e culturais.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e parceiros.

As atividades serão realizadas no entorno do Forte Santo Antônio da Barra onde funcionam o Museu das Embarcações e o Museu da Imagem e Som.

O gestor do Forte, Mauro Enéas, explica que o Presente a Yemanjá é, sobretudo, um encontro de povos de terreiro.

 

Feira com produtos quilombolas

A programação inclui a realizado da Feira Preta, que valoriza a diversidade da arte, incluindo o artesanato, de povos quilombolas de diversas regiões do Maranhão.

Estarão presentes na feira representantes de territórios quilombolas localizados em 35 municípios.

 

Programação

14h – Samba de Mina
15h – Crioulas & Crioulos
16h – Cortejo dos Povos de Terreiro e o Bloco Afro Abiyéyé Mailô
17h30 – Turma do Quinto
18h – Bloco Afro Ayiê Amadê
19h – Show Giselle Padilha
19h -Samba de Terreiro e Fernando de Iemanjá

 

 

MAC, Moto, IAPE e Sampaio Fazem a semifinais do Maranhense 2026

A primeira fase do Campeonato Maranhense 2026 chegou ao fim e os confrontos decisivos do mata-mata já estão definidos.

As semifinais, assim como o playoff, para saber qual o segundo time que vai cair para a segunda divisão, serão disputadas em dois jogos.

Os quatro melhores colocados, que estão nas semifinais, vão brigar pelo título.

O Maranhão Atlético Clube (MAC), líder da fase classificatória, terá pela frente o Sampaio Corrêa. O duelo promete ser um dos mais aguardados da competição, reunindo duas das equipes mais tradicionais do estado.

Na outra chave das semifinais, o Moto Club, que terminou em segundo lugar, enfrentará o IAPE, terceiro colocado.

O Luminense ficou na quinta colocação e permanece na Série A.

O Tuntum, 6º colocado, e o Imperatriz, 7º colocado, fazem duas partidas para verificar quem permanece na Série A e quem será rebaixado.

O ITZ Sport, 8º e último colocado, já está rebaixado.

A Federação Maranhense de Futebol vai confirmar datas e horários dos próximos jogos do campeonato nos próximos dias.

 

7ª Rodada (domingo, dia 1º de fevereiro)

– Domingo (1º) 16h – Imperatriz 0 x 0 IAPE, no estádio Frei Epifânio (Imperatriz)

– Domingo (1º) 16h – Sampaio Corrêa 6 x 0 ITZ Sport, no estádio Nhozinho Santos (São Luís)

– Domingo (1º) 16h – Maranhão (MAC) 1 x 0 Luminense, no estádio Castelão (São Luís)

– Domingo (1º) 16h – Moto Club 2 x 2 Tuntum, no estádio, no estádio Dario Santos (São José de Ribamar)

 

Classificação final da 1ª fase do Maranhense 2026

1 – MAC – 13 pontos

2 – Moto Club – 13 pontos

3 – IAPE – 11 pontos

4 – Sampaio Corrêa – 11 pontos

5 – Luminense – 10 pontos

6 – Tuntum – 9 pontos

7 – Imperatriz – 6 pontos

8 – ITZ Sport – 1 pontos

 

(Foto/Capa/Iury Oliveira/MAC): Maranhão vence Luminense pela sétima rodada do Maranhense

 

Alema, Congresso Nacional e STF iniciam trabalho nesta segunda-feira (2)  

Os trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), do Congresso Nacional e o ano judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), neste ano de 2026, iniciam nesta segunda-feira (2).

 

STF

A solenidade de abertura das atividades no STF será às 14h, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

 

Congresso Nacional

No Congresso Nacional, a solenidade será às 15h com dois eventos. O primeiro é um rito tradicional que acontecerá se não chover: Davi Alcolumbre e Hugo Motta realizam a revista à tropa no gramado e sobem a rampa do Congresso Nacional. O segundo é no plenário da Câmara dos Deputados, com discursos dos dois presidentes da Casa.

O calendário para votações, no entanto, está apertado, este ao, devido às eleições em outubro deste ano. A expectativa e a de que, em julho, a Câmara dos Deputados e o Senado estejam esvaziados, pois os deputados e senadores devem voltar as atenções às campanhas.

Na Câmara Federal, os trabalhos já começam oficialmente nesta segunda. Hugo Motta agendou a primeira sessão de votação para o início da noite e o indicativo  é que os deputados votem a Medida Provisória (MP) do Gás do Povo, matéria de interesse do Governo Federal.

No Senado, Davi Alcolumbre ainda não definiu uma tata, mas deve começar nesta terça-feira (3). A expectativa gira em torno de quando será a sabatina do pernambucano Jorge Rodrigo Araújo Messias, o atual Advogado-Geral da União (AGU), indicado, em novembro, pelo presidente Lula para a vaga de ministro do Supremo STF, aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

A projeção é que, antes do Carnaval, seja votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da escala de jornada de trabalho de 6×1 (44 horas semanais) e a aplicação da jornada 5X2 (36 horas semanais).

A proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve ser votada após o Carnaval.

 

Alema

A Assembleia Legislativa abrirá seus trabalhos parlamentares da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, nesta segunda-feira (2)

Será realizada, a partir das 15h, em sua sede, Sessão Solene, que contará com a participação da presidente da Casa, Iracema Vale (PSB); do governador Carlos Brandão; deputados; servidores e outras autoridades das diversas esferas de Poder (Municipal, Estadual e Federal).

O ato solene de abertura dos trabalhos parlamentares será iniciado às 15h, com o hasteamento das bandeiras, seguido da Cerimônia Militar, com revista às tropas pela presidente Iracema Vale e o governador Carlos Brandão. Logo em seguida, haverá a coletiva de imprensa e a recepção das autoridades por lanceiros, no hall do Plenário Deputado Nagib Haickel.

O ponto alto da programação oficial será a Sessão Solene, às 16h, no Plenário, que será marcada pelas mensagens do governador Carlos Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

requerimentos e outros atos que tragam mais qualidade de vida, serviços, garantia de direitos, saúde, educação e infraestrutura para a população de todos os municípios do nosso Maranhão. Queremos continuar dialogando, fiscalizando, cobrando e trabalhando em parceria, com transparência e respeito a todos. Vamos dar as boas-vindas aos deputados e reafirmar nosso compromisso com o nosso estado”, afirma Iracema Vale.

 

Programação na Alema

15h – Hasteamento das Bandeiras

15h30 – Cerimônia Militar com revista às tropas (área externa)

15h40 – Coletiva à imprensa (no hall do Plenário)

15h55 – Recepção com lanceiros (no hall do Plenário Deputado Nagib Haickel)

16h – Sessão Solene no Plenário Deputado Nagib Haickel

 

 

VEJA TAMBÉM

Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (27), prêmio principal de R$ 130 milhões

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Câmara Federal aprova MP do programa Gás do Povo