Aberta a campanha Janeiro Branco 2026 no Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a programação da Campanha Janeiro Branco no Maranhão, nesta quarta-feira (14), com a abertura do Seminário de Experiências Exitosas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), evento que prossegue até quinta-feira (15).

O seminário marca o início das atividades da Campanha Janeiro Branco 2026 e acontecerá das 8h30 às 17h30, no Instituto Navigare (Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 22 – Cohafuma), em São Luís.

O evento é destinado a coordenadores e profissionais dos serviços de Saúde Mental dos 217 municípios maranhenses.

 

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional para conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional.

Neste ano de 2026, a Campanha Janeiro Branco traz o slogan “De Janeiro a Janeiro: por um Maranhão de afetos – Saúde Mental em Movimento”.

Com foco na valorização dos vínculos afetivos, a iniciativa tem como objetivo trabalhar as relações humanas e a cultura como elementos fundamentais do cuidado em saúde.

 

Seminário
O  seminário organizado pela SES promove o fortalecimento da RAPS no Maranhão por meio do encontro entre gestores e trabalhadores, incentivando a troca de experiências exitosas, a qualificação da gestão e a consolidação de práticas alinhadas à equidade, à integralidade do cuidado e à redução de barreiras de acesso.

Entre os objetivos do evento estão:

– Valorizar e dar visibilidade às boas práticas em saúde mental desenvolvidas nos municípios; fortalecer a gestão municipal e estadual da RAPS;

– Estimular práticas de cuidado territorializadas, municipalizadas e regionalizadas;

– Fomentar o protagonismo de usuários, familiares e comunidades; além de servir como espaço para a qualificação do cuidado em liberdade e para o fortalecimento da articulação em rede.

Ex-presidente da República, José Sarney, visita o governador Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão recebeu, na terça-feira (13), a visita de cortesia do ex-presidente da República, José Sarney, no Palácio dos Leões, em São Luís.

Durante o encontro, eles conversaram sobre os avanços do Governo do Maranhão em 2025.

Entre as autoridades presentes estiveram a secretária de Estado Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Frazão Waquim, e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo.

Durante a reunião, o governador Brandão destacou a parceria mantida ao longo do último ano, com ênfase na atuação de Sarney junto ao Governo Federal para viabilizar a liberação de recursos destinados à conclusão da expansão da Avenida Litorânea, considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da capital maranhense.

Segundo o governador, o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir a autorização do projeto junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós tivemos uma boa parceria administrativa e política. O presidente Sarney teve um papel muito importante na liberação do projeto e dos recursos para concluir a expansão da Litorânea. Isso garantiu que fizéssemos essa obra tão importante de mobilidade para a Grande Ilha”, afirmou Brandão.

O governador ressaltou ainda que o encontro serviu para fazer um balanço das ações realizadas em 2025 e para discutir as perspectivas para o ano de 2026, e destacou a importância das orientações e conselhos do ex-presidente, ressaltando sua experiência na vida pública nacional.

“Respeitamos muito a experiência que o ex-presidente José Sarney tem de Brasil. Suas ponderações são sempre importantes para fazermos nossas reflexões e seguir com uma boa gestão, entregando obras e ações que melhoram a vida do povo do Maranhão”, disse.

Durante a visita, José Sarney elogiou o desempenho do governador e explicou que a visita teve como objetivo retribuir o encontro realizado por Brandão no fim do ano passado, além de manifestar apoio ao governo estadual. “Hoje vim visitar o Brandão, que é um dos governadores mais aprovados pelo povo do nosso estado, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós. Ele tem um espírito conciliador, e hoje, venho louvar o que ele está fazendo pelo nosso estado e prestar apoio ao excelente trabalho que ele vem realizando”.

Secma divulga programações do pré-Carnaval em São Luís do próximo fim de semana

As programações do pré-Carnaval do Maranhão 2026, para o próximo fim de semana, em São Luís, foram divulgadas, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

A festa inicia na sexta-feira (16) e prossegue no sábado (17) e domingo (18).

São 3 circuitos: Vem Pro Centro (área da Praia Grande, no sábado), Vem Pra Madre (bairro da Madre Deus, domingo) e Vem para o Mar (na Av. Litorânea, no domingo).

Paralelo a programação nos três circuitos, o Governo do Maranhão promove festa de dois blocos da Madre Deus, com cortejo pelas ruas do bairro, iniciando sempre por volta das 17h. O Máquina de Descascar Alho sai no sábado (17) e o C de Asa no Domingo (18).

 

Cortejo Deodoro/Praia Grande na sexta (16)

Na sexta-feira (16), a partir das 17h, acontece o tradicional Cortejo Deodoro/Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

A concentração é na Praça Deodoro, com percursos pela Rua Grande, Praça João Lisboa e Beco da Pacotilha até a Praia Grande.

São 18 atrações programadas para abrir a temporada dos desfiles carnavalescos de 2026 e encantar a todos com a batucada que só tem no Maranhão.

A programação do cortejo acontece, também, nos dias 23 e 30 de janeiro, com grande destaque para participação dos blocos tradicionais e afro.

Programação do 1º Cortejo de Blocos Tradicionais, na Sexta-feira (16)
Bloco Tradicional Os Vampiros
Bloco Tradicional Príncipe de Roma
Bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo
Bloco Tradicional Originais do Ritmo
Bloco Tradicional Os Fanáticos
Bloco Tradicional Os Guardiões
Bloco Tradicional Magnatas Show
Bloco Tradicional Bloco da APAE
Bloco Tradicional Os Lobos
Bloco Tradicional Os Trapalhões
Bloco Tradicional Os Guerreiros
Bloco Tradicional Dragões da Liberdade
Bloco Tradicional Os Brasinhas
Bloco Tradicional Os Baratas
Bloco Tradicional O Tropicais do Ritmo
Bloco Tradicional Os Fenomenais
Bloco Tradicional Falcão de Prata
Bloco Tradicional Reis da Liberdade

 

Blocos Tradicionais

Os blocos tradicionais fazem parte da identidade cultural de São Luís, trazendo ritmo, cor e vitalidade aos carnavais da Ilha desde a década de 1920.

Segundo historiadores, na década de 1940 foram criados os primeiros concursos, e com o passar dos anos, os desfiles competitivos nas praças João Lisboa e Deodoro.

A cadência rítmica desses blocos é única é resultado da fusão de uma ampla gama de instrumentos, como tambores contratempo, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés.

Recentemente, instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho também foram incorporados, enriquecendo ainda mais a musicalidade desses blocos.

O som dos tambores feito com as mãos espalmadas dão total charme e especificidade aos blocos tradicionais, assim como o figurino próprio, exuberante, opulento, que dão o tom dessa manifestação singular do Carnaval maranhense.

 

Vem Pro Centro

No sábado (17), a partir das 14h, será realizado o Circuito Vem Pro Centro com uma programação animada e diversificada em três pontos distribuídos em três palcos:

– Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado);

– Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina);

-Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae).

 

Programação Circuito Vem Pro Centro, no sábado (17)

Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado)
14h – TC Maracrioula
15h – Bloco Tradicional Os Vampiros
16h -Bloco Afro Akomabu
17h – Bloco Tradicional Show Feras
18h – Bloco Afro GDAM
19h – Bloco Tradicional Originais do Ritmo

Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina)
14h – Samba da Tamarineira
15h – Bicicleta do Samba
16h – Banda Os Cuekas
17h – Baile do PV
18h – Bicho Terra
19h – Bloco 100 Sigilo

Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae)
14h – DJ Joanna Meury
14h45 – DJ Janah
15h30 – DJ Neturbo
16h – Show Banda 98
17h – DJ Elizabeth Lago
18h – Prévia do Bloco do Reggae
18h30 – Dj Jorge Black
19h – Show Raiz Tribal
Dança Nilda Coelho & Antônio
Dança Maria Antônia & Zé Luís

 

Vem Pro Mar

No domingo (18), começa o Circuito Vem Pro Mar, a partir das 14h.

 

Programação Circuito Vem Pro Mar, no domingo (18)
14h – JegueFolia
15h – Blocão VDS
16h – Bell Marques
17h – Banda CDC
18h – Mix In Brazil
19h – Léo Foguete

 

Vem Pra Madre

Onze atrações carnavalescas diversas estarão distribuídas em dois palcos neste domingo (18), a partir das 17h, no bairro Madre Deus.

Os grupos de vários segmentos, como: tambor de crioula, grupos de samba, blocos alternativos, blocos tradicionais, shows de artistas locais se apresentarão em dois palcos montados no Largo de São Jorge (perto da Casa Barrica) e no Ponto de Fuga.

 

Programação
Palco São Jorge
17h – Tambor de Crioula Arte Nossa
18h – Banda das Peruas
19h – Grupo Reflexão
20h – Marabloco
21h – Grupo Vamu di Samba

Palco Ponto de Fuga
17h – Bloco Afro Netos de Nanã
18h – Bloco Tradicional Os Trapalhões
19h – Escola Turma da Mangueira
20h – Show Neggo Maravilha
21h – Grupo Sindicato do Samba
22h – Show Fábio Alta Tensão

Timbira FM transmite, nesta quarta (14), o jogo IAPE X Sampaio pela segunda rodada do Maranhense 2026

A Rádio Timbira FM – 95,5 MHz acompanha, nesta quarta-feira (14), os quatro jogos da segunda rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026, com transmissão do jogo IAPE X Sampaio Corrêa.

Todos Os jogos começam às 19h30, à exceção da partida Luminense X Imperatriz, que inicia às 15h30 (portões Fechados).

 

IAPE X Sampaio Corrêa

A partida IAPE X Sampaio Corrêa será no estádio Castelão, em São Luís

A transmissão da Timbira FM começa às 19h e encerra às 22h.

 

Equipe esportiva Timbira FM

Narração: Roberto Ramos (no estádio)

Comentários: Edivan Fonseca (no estádio)

Reportagens: Noel Soares (no estádio)

Plantão: Edivan Fonseca (no estádio)

Coordenador de Esporte: Daniel Amorim

 

Maranhão X Tuntum

O jogo, no estádio Nhozinho Santos (São Luís).

Reportagens: Natalhi Ribeiro (flashes do estádio)

 

Segunda rodada (quarta-feira, dia 14, às 19h30)

Moto Club X ITZ Sport

Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz

 

Luminense X Imperatriz

Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar (portões fechados)

 

MAC X Tuntum

Estádio Nhozinho Santos

 

IAPE X Sampaio

Estádio Castelão

 

Classificação no Campeonato Maranhense 2026

1 – Luminense – 3 pontos

2 – IAPE – 3 pontos

3 – Imperatriz – 1 pontos

4 – MAC – 1 pontos

5 – Moto Club – 1 pontos

6 – Sampaio Corrêa – 1 pontos

7 – ITZ Sport – 0 pontos

8 – Tuntum – 0 pontos

 

Com a acompanhar a cobertura da segunda rodada do Maranhense 2026

facebook.com/radio.timbira

instagram.com/radiotimbira

radios.com.br/play/14493

radiotimbira.ma.gov.br

x.com/radiotimbira

youtube.com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira)
  • Canal Brado TV – Nova Venécia/ES – João Paulo Verli
  • Canal Mão na Taça – Caxias do Sul/RS – Ronaldo Reis
  • Canal Planeta Esportivo – São Luís/MA – Gil Porto
  • Canal Rádio Mega WEB – São Gonçalo/RJ – Fabio de Mello
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts
  • Rádio Celestial FM – Timon/MA – Jorge Simplício
  • Rádio Comunidade WEB – Imperatriz/MA – Mariano Neto
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro

 

Relatório da Fazenda aponta que mulheres negras tem a pior renda anual

O Relatório da Distribuição Pessoal da Renda e da Riqueza da População Brasileira aponta que as mulheres negras estão na base da pirâmide de renda no Brasil, com rendimento médio anual de cerca de R$ 20 mil aproximadamente metade da média nacional. O estudo é do Ministério da Fazenda. 

A renda média anual no Brasil gira em torno de R$ 40 mil. Homens negros ficam abaixo desse valor, mulheres brancas se aproximam da média, e os maiores rendimentos estão concentrados entre os homens brancos, que superam R$ 60 mil por ano.

 

Grupo mais rico e mais pobre

No grupo de 10% mais pobres no Brasil mulheres negras representam 39,8% desse grupo

Já no grupo dos 10% mais ricos a porcentagem cai para 9,4%

Entre os 10% mais ricos do Brasil, os homens brancos concentram 42,2% da renda

Já entre os mais pobres, os homens brancos representam 10,3% do grupo

 

Brasil concentra maiores riquezas

Esse cenário racializado da renda convive com uma das maiores concentrações de riqueza do mundo. Segundo o mesmo relatório, o 1% mais rico do Brasil detém 37,3% de toda a riqueza declarada no Imposto de Renda de 2023. Quando se amplia o recorte, os 10% mais ricos concentram 64,2% da renda declarada, sendo que mais da metade desse volume está nas mãos do grupo mais abastado.

 

Impostos pagos pelos mais ricos

A Secretaria de Política Econômica (SPE) identificou que a maior alíquota média efetivamente paga foi de 12%, entre os 93% mais ricos. Já os 0,01% mais rico da população paga ainda menos, apenas 4,6% de impostos.

 

 

Vitórias no Globo de Ouro 2026 indica boas chances do filme O Agente Secreto ir ao Oscar 2026  

As vitórias de O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026 podem indicar boas chances do filme brasileiro participar do Oscar, segundo a revista Variety, dos Estado Unidos da América (EUA).

A votação final que indicará os concorrentes ao Oscar começa no dia 26 de fevereiro e vai até 5 de março

A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

Posição da Revista Variety

Variety é uma das publicações mais influentes do mundo sobre a indústria do entretenimento, frequentemente chamada de “a bíblia de Hollywood”.

De acordo com a revista o Globo de Ouro “raramente define como será o Oscar”, mas ajuda a entender onde estão as disputas.

Ao vencer melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator em filme de drama, o longa brasileiro teria crescido na corrida para o prêmio. “Uma combinação que espelha o sucesso recente de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, no ano passado, com Fernanda Torres”, escreveu a revista.

Para a Variety, o resultado do Globo de Ouro coloca o filme brasileiro “a um passo da disputa de melhor filme, ultrapassando ‘Foi Apenas um Acidente’, de Jafar Panahi. A vitória foi especialmente importante para Moura, depois de não ter sido indicado ao prêmio de Melhor Ator e de não ter entrado na lista de indicados ao BAFTA”.

Com isso, a revista americana atualizou as previsões para o Oscar. Na nova lista, “O Agente Secreto” se tornou favorito na categoria de melhor filme internacional e aparece entre os possíveis indicados a melhor filme.

Wagner Moura também está nas previsões de indicados a melhor ator, mas a revista ainda aposta na vitória de Ethan Hawke (“Blue Moon”).

 

Sisu 2026 oferta 8,8 mil vagas na UFMA e no IFMA

O Maranhão contará com a oferta de 8,8 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 6.098 serão disponibilizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e 2.779 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

No total, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 274 mil vagas em todo o Brasil.

A edição é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade.

Leia maisSisu 2026 ofertará 274,8 mil vagas

 

IFMA

Entre as vagas ofertadas pelo IFMA, alguns dos cursos com mais oportunidades são: Sistemas de Informação, Engenharia Industrial Elétrica e Matemática.

 

UFMA   

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 6.098 oportunidades.

Entre os cursos com mais vagas ofertadas na universidade estão: interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e área básica de ingresso (ABI) em computação e inteligência artificial.

 

Pé-de-Meia Licenciaturas

No total, os candidatos do Maranhão poderão concorrer a 3.362 vagas em cursos presenciais de licenciaturas para receber bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas.

O programa oferta um incentivo financeiro de R$ 1.050, sendo R$ 700 com saque imediato e R$ 350 como poupança, com saque após o ingresso como professor em uma rede pública de ensino.

Para participar, o estudante precisa ter obtido nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ser aprovado, se matricular no curso e se inscrever, posteriormente, no Pé-de-Meia Licenciaturas.

 

Brasil

Em todo o Brasil, a universidade com o maior número de vagas ofertadas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida está a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 7.477 vagas.

Entre os cursos, pedagogia é o que conta com o maior número de oferta de vagas, com 10.145 em todo o país. Em seguida estão administração (9.462), matemática (9.332) e ciências biológicas (8.972).

Sisu: confira os 10 cursos e instituições com mais vagas ofertadas

 

Inscrições

As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.

Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.

 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

 

Paço do Lumiar recebe13 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida Rural

O Ministério das Cidades, com apoio do Governo do Maranhão entrega 13 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida Rural no município de Paço do Lumiar, na Grande Ilha.

A solenidade acontece nesta terça-feira (13), a partir das 12h, na quadra poliesportiva vereador Miercio Roberth Martins, na comunidade Pau Deitado, em Paço do Lumiar.

Tem a participação do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Depois da solenidade de entrega das unidades Augusto Rabelo e Carlos Brandão participam de visita técnica ao Residencial Mato Grosso, onde também tem unidades habitacionais executadas no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

Primeiro satélite do Maranhão não entra em órbita na Índia

O lançamento, na madrugada de segunda-feira (12), do foguete indiano PSLV-C62, que levava a bordo 15 equipamentos, entre os quais o nanossatélite maranhense Aldebaran-I, apresentou falhas e o veículo foi perdido. A Agência Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês) ainda não deu informações sobre o local onde o foguete pode ter caído.

O lançamento ocorreu às 10h17, no horário local da Índia (1h48, no horário de Brasília), da base indiana Satish Dhawan Space Centre (Centro Espacial Satish Dhawan), na ilha de Sriharikota, na Índia.

Pouco mais de 6 minutos do lançamento foi identificada uma falha no terceiro dos quatro estágios do foguete, que levou a alteração na trajetória.

A ISRO informou, pelas redes sociais, que a missão PSLV-C62 detectou uma anomalia no final do estágio PS3. “Uma análise detalhada foi iniciada”, afirmam as postagens.

O lançamento marcaria um feito histórico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que fez Aldebaran-I, o primeiro satélite desenvolvido no Maranhão e em toda a região Norte-Nordeste.

O equipamento foi desenvolvido por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA. É resultado de anos de pesquisa científica e inovação tecnológica conduzidas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesee), da UFMA.

O projeto contou com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Fundação Sousândrade (FSADU) e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB.

A missão principal do Aldebaran-I seria atuar como prova de conceito para a localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar, com foco especial na costa do Maranhão, região marcada por intensa atividade pesqueira e marítima. Além disso, o nanossatélite contribuirá para a prevenção de queimadas, por meio da coleta de dados ambientais relevantes.

Foto/Capa/Agência Espacial Brasileira – AEB)): Nanossatélite Aldebaran-I

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

Aberta a campanha Janeiro Branco 2026 no Maranhão

Ex-presidente da República, José Sarney, visita o governador Carlos Brandão