Artigo – A voz do povo: direitos e diálogo

ROBSON PAZ*

Na semana passada, a Nova 1290 Rádio Timbira AM lançou a plataforma “A voz do povo”. Trata-se de iniciativa inédita no rádio maranhense, que proporciona aos ouvintes participarem da programação da emissora, a partir do número 0800 098 1686, gratuitamente. O novo serviço se insere na política estabelecida pelo governador Flávio Dino de assegurar direitos à população.

No caso em tela, contribui para a construção de dois pilares fundamentais ao bom exercício da comunicação social: a liberdade de expressão e o livre acesso à informação, preconizados no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Num passado recente, a rádio pública tolhia a população deste consagrado direito de manifestar livremente seus pensamentos. Por mais paradoxal que pareça, em pleno século 21, ouvintes eram proibidos de expressar suas opiniões na Timbira. Realidade que mudou desde janeiro de 2015.

Agora, a emissora amplia o diálogo com os 217 municípios. Além da participação por telefone, a população interage também por WhatsApp e pela página da Nova 1290 na internet. Nesta, também há espaço para a opinião, críticas e sugestões dos ouvintes/internautas enviadas diretamente para os apresentadores da rádio.

O salutar diálogo estabelecido pelo veículo de comunicação de massa reforça o conceito democrático e participativo do atual governo. Há outros bons exemplos, como as Escutas Territoriais, que proporcionam aos cidadãos e cidadãs maranhenses a oportunidade de discutir e apresentar propostas ao Plano Plurianual e à Lei Orçamentária Anual. O governo ouve em todas as regiões os pleitos da população e esta pode votar nas melhores propostas de obras e serviços, por meio da plataforma digital Participa Maranhão.

A Caravana Governo de Todos e a Caravana Empresarial são iniciativas que asseguram aos maranhenses direitos e aproxima cada vez mais o Executivo da população. As caravanas percorrem os municípios levando serviços, obras, promovendo diálogo e cidadania, contribuindo para a construção da gestão democrática e participava.

Recentemente, o Maranhão modernizou o site da Transparência para facilitar o acesso dos cidadãos à informação. Antes, retirou os filtros colocados no governo passado, que impediam o contribuinte de ter conhecimento de como o Estado aplicava os recursos públicos. Conquistou a nota máxima no que diz respeito à transparência de suas ações entre todos os estados brasileiros, no ranking Transparência Brasil, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU). Outra conquista inédita foi a Lei de Acesso à Informação, sancionada pelo governador Flávio Dino.

Todo este conjunto de ações, acrescidas das conferências, fóruns e instituição de conselhos demonstram a capacidade dialógica e construção de processo democrático do governo.

A plataforma “A voz do povo” é um destes instrumentos democráticos de participação popular. Com ela, a Nova 1290 Timbira dá um grande passo para construir na prática aquilo que propõe o slogan: “A Rádio de Todos Nós”. Viva comunicação pública do Maranhão!

*Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM.