"Biblioteca atende a demanda da população", disse Rosa Maria

A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, concedeu, nesta segunda-feira (21), entrevista ao programa Notícias da Tarde, apresentado pelo radialista Roberto Ramos, que vai ao ar diariamente das 14h às 16h, na Rádio Timbira. Ela falou do trabalho que está sendo desenvolvido em um imóvel da Rua do Egito, onde o órgão está funcionando temporariamente por causa da reforma no prédio da biblioteca, na Praça Deodoro, cuja duração prevista é de um ano.

O prédio na Rua do Egito dispõe de 10 mil títulos, entre livros, jornais, obras raras e revistas. São 545 títulos de jornais, sendo duas mil maranhenses, e 2.000 mil manuscritos, destes, 1.000 foram digitalizados. “Estamos prestes a receber mais três leitoras de microfilmes. Isso acontecerá em cerca de duas semanas”, disse Rosa Maria.

Rosa Maria Lima frisou que o material exposto é o de maior procura pelos usuários. “Estamos atendendo todos os que nos procuram. Muitos reconhecem o nosso esforço e sabem que a biblioteca ficará melhor após a reforma”, declarou.

A obra, segundo ela, prossegue normalmente e a demanda está normal. A diretora citou os projetos importantes encabeçados pela Biblioteca Pública, como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que este ano chegará a sua 12ª edição. O encontro acontece em mais de 100 municípios e envolve cerca de 600 participantes e mediadores de leitura.

A diretora lembrou os avanços ocorridos na biblioteca, em sua gestão anterior, a exemplo dos Comitês Municipais de Leitura, criados em várias regiões, englobando 14 municípios, que estavam paralisados e estão sendo retomados.