Começa nesta segunda (30) a aplicação das provas do Seama para mais de 325 mil estudantes

Nesta segunda-feira (30), começa a aplicação das provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para alunos das escolas públicas da rede de ensino estadual e municipais.  As provas serão realizadas até quinta-feira (2) e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos estudantes das redes públicas do Maranhão, visando criar soluções estratégicas para que a educação no estado evolua.

A prova será organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e seguirá um cronograma específico: no dia 30 de agosto (segunda-feira) serão avaliados os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 2.246 escolas; no dia 31 de agosto (terça-feira) será a vez dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual; no dia 1º de setembro, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa; esses mesmos alunos fecham a série de avaliações no dia 2 de setembro, com a aplicação das provas de Matemática.

Em 2021, aproximadamente 325 mil estudantes foram convocados para fazerem as provas do Seama. Deste total, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. 238 mil são alunos das redes municipais. As provas serão de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação de textos e na resolução de problemas, e a aplicação terá 2 horas de duração. Os estudantes do Ensino Fundamental responderão uma prova de 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.

Texto: Weslley Maranhão