Governo confirma apoio à Prefeitura para suprir vagas em escolas

A secretária de Estado da Educação, Olga Simão, confirmou o compromisso do Governo Estado em disponibilizar vagas e salas de aulas em escolas estaduais para atender à demanda da rede municipal de ensino. A confirmação ocorreu em reunião na manhã desta quinta-feira (17), com o promotor de Justiça da Educação, Paulo Avelar, e a secretária de Educação de São Luís, Sueli Tonial.

“Apresentamos ao Ministério Público as medidas que a Seduc vem empreendendo nestes últimos dias para apoiar o município de São Luís nas suas necessidades. Estamos desempenhando nosso papel de cooperar para a educação das crianças do Maranhão”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Olga Simão.

A rede estadual de ensino disponibilizou salas de aula e vagas em escolas estaduais localizadas na região da Cidade Operária para que a Semed solucione o problema de falta de estrutura física que impediu que 215 alunos fossem matriculados no ano letivo de 2011 na rede municipal. Além disso, a Seduc também informou que há vagas e espaços escolares na área Itaqui-Bacanga.

Também participaram da reunião, a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra; o secretário adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva; e a gestora da Unidade Regional de Educação do Estado, Sônia Maciel; além de gestores e técnicos da rede municipal de ensino de São Luís.

A Seduc ofereceu ao município de São Luís 534 vagas em escolas do eixo Cidade Operária/Cidade Olímpica, além de cessão de espaços e vagas de ensino na Unidade Escolar Japiaçu (Anjo da Guarda), na Unidade Integrada Barjonas Lobão (CAIC Jardim América) e no Centro de Ensino Y Bacanga (Anjo da Guarda – Fumacê).

Segundo o promotor de Justiça da Educação Paulo Avelar, a parceria entre as duas Secretarias é benéfica. “Louvo muito a iniciativa da secretária de Educação do Estado, Olga Simão, em colocar em prática esse regime de colaboração. No momento em que o Estado tem a disponibilidade de vagas, o município tem que procurar estar junto e encontrar outros meios para somar”, frisou Avelar.

Rede estadual

Na rede estadual de ensino, todos os alunos já foram matriculados e as aulas terão início na próxima segunda-feira (21). Pela primeira vez nos últimos oito anos, o calendário escolar do Estado será iniciado e encerrado no próprio ano.

A rede estadual possui 1.432 escolas, destas 204 estão na região metropolitana de São Luís.