Primeiro lote de vacinas Pfizer chega ao Maranhão

O estado do Maranhão recebeu mais de 10 mil doses da vacina Pfizer na tarde dessa segunda-feira (3), elas foram armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde – SES. Estas doses são referentes ao primeiro lote do imunizante produzido pela farmacêutica Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech. O novo imunizante será utilizado na campanha de vacinação contra Covid-19.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Costa, as 10.530 mil doses serão aplicadas na primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Ela ainda explica que este primeiro lote será destinado apenas à capital, São Luís, por recomendação do Ministério da Saúde.

Para que haja a imunização efetiva da vacina Pfizer, a remessa para segunda dose deve ser enviada ao Maranhão em até 12 semanas. Além deste primeiro lote, chegaram 173.250 mil doses da vacina AstraZeneca, estas serão utilizadas na continuidade da imunização dos 217 municípios maranhenses. Ao todo, 1,907 milhões de doses foram recebidas até o momento atual no Maranhão.