A estudante Fernanda Lima, 25 anos, foi a primeira gestante a ser vacinada contra a covid-19 no Maranhão. A ação aconteceu nesta segunda-feira (3) e marcou o início da imunização de um novo público-alvo contra a doença no estado.
“Estou grávida de 36 semanas da minha primeira filha, Maria Júlia. Estou muito feliz, muito emocionada e grata a Deus por essa oportunidade, pois não é só por mim, é pela saúde da minha filha”, disse.
A vacinação de gestantes vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), conforme calendário e localidades a serem definidas pelas secretarias municipais de Saúde.
Para a realização da imunização em gestantes e puérperas com comorbidades, os profissionais da Maternidade de Alta Complexidade (MACMA) passaram por um treinamento realizado pela Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES. As gestantes e puérperas que serão vacinadas são moradoras de São Luís que realizam ou realizaram o pré-natal na unidade. Haverá um ponto de imunização dentro da maternidade exclusivo para as pacientes atendidas na unidade.