São Luís 412 anos: gravura da cidade em 1856

Esta imagem é uma gravura, em litografia, de nome Praça do Palácio, que apresenta como era São Luís em 1856. A sua publicação é uma homenagem da Rádio Timbira FM aos 412 anos de história da capital do estado do Maranhão, uma das principais cidades do Brasil.

A imagem mostra detalhes de pessoas transitando na atual Av. Pedro II (Centro Histórico de São Luís) que, na época, era chamada de Largo do Palácio.

A litogravura, de autoria do alemão Friederich Hagerdorn, faz parte do arquivo da Biblioteca de Portugal.

As primeiras imagens de São Luís remontam os seus tempos de fundação em 8 de setembro de 1612, quando os franceses criaram uma grande forte na Ilha de Upaon-Açu. O detalhe é que este forte não era somente onde é, hoje, o Palácio dos Leões. Era quase uma cidadela que se estendia até a atual Praça Benedito Leite. No tempo dos franceses, os capuchinhos franceses Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux colheram informações e publicaram livros, que marcou a difusão do existir da nova cidade. Nos livros há em algumas gravuras de indígenas, flora e fauna da cidade.

Hoje, São Luís tem um dos maiores conjuntos histórico-arquitetônicos do Brasil, sendo que uma parte deste espaço é reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1997.

A capital maranhense tem um forte setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país.

Seu litoral estrategicamente localizado, bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto do Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no Brasil.

Parabéns São luís!