Região Metropolitana de São Luís tem 45 áreas sinalizadas por risco de alagamento

Em uma ação coordenada entre a Defesa Civil Estadual e os municípios da Região Metropolitana de São Luís, foram identificadas 45 áreas com potencial risco de alagamento.

O mapeamento resultou em colocação de placas de alerta nestes trechos e têm como objetivo aumentar a segurança da população durante períodos de chuvas intensas, além de prevenir acidentes.

As placas estão distribuídas em áreas localizadas nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís. Cada local recebeu uma quantidade específica de placas, conforme análise das áreas mais vulneráveis a alagamentos.

O coordenador da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), coronel Sandro Amorim, explica que a sinalização é necessária para alertar os cidadãos e orientar sobre os riscos. “Permite que as pessoas possam tomar decisões mais seguras, durante eventos climáticos adversos, sobretudo, neste período chuvoso que se intensifica”, pontuou.

“São locais, por sua localização e características geográficas, são propensos a alagamentos, em períodos de chuva forte”, completou o coronel Sandro Amorim.

São Luís

Em São Luís foram instaladas 12 placas distribuídas por diversos pontos considerados críticos. Entre as áreas sinalizadas estão, Mercado Central (região central da cidade); residencial Riacho Verde (região do Turu); área do Tropical Shopping (Renascença II); trecho da Lagoa da Jansen próximo a Concha Acústica; trecho do Renascença II perto do Curso Wellington.

Paço do Lumiar

Paço do Lumiar recebeu 15 placas de alerta. Entre os locais sinalizados estão a área próxima à ponte Beira Rio (Maioba do Jenipapeiro – MA-204); área do bairro Amaral de Matos (MA-201); Av. 3 do bairro Tambaú; Av. Principal do Residencial Orquídea I; Av. Principal do Residencial Orquídea II; Residencial Cordeiro; Rua 17 do Conjunto Maiobão; Av. 13, perto do campo de futebol do Palheta do Conjunto Maiobão; Av. 1 do Residencial La Belle Park; Estrada do Cajueiro, no Conjunto Bom Sucesso; Av. Pericumã do Residencial Dom Manuel; Sítio Grande, trecho próximo ao Depósito Ribeiro (MA-201); e na MA-204, próximo à Vila do Povo.

Raposa

No município de Raposa, que também enfrenta desafios com alagamentos, foram instaladas 16 placas.

Entre os pontos estão vários na MA-203: próximo ao Ministério Público Estadual, a Lava Jato da Gigi, a Mardecon e Curva do Cavu.

Na Av. dos Pescadores, os pontos são: próximo à Colônia dos Pescadores, em frente à Câmara de Vereadores, em frente ao Metal Material de Construção e em frente à oficina Marco Bala.

São José de Ribamar

E em São José de Ribamar, foram colocadas duas placas, sendo uma no bairro São Raimundo e outra no Sarnambi, áreas que frequentemente enfrentam alagamentos devido à falta de infraestrutura adequada e ao acúmulo de águas das chuvas.

(Foto da capa/Divulgação): área da Lagoa da Jansen com risco de alagamento