Mais uma megaoperação de combate ao crime foi deflagrada no Maranhão. Aproximadamente 300 policiais civis, militares, da Força Estadual (Feisp) e do Centro Tático Aéreo (CTA) participam, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7), da Operação Nordeste Integrado, que mobiliza oito estados nordestinos em ações simultâneas contra o crime organizado nas divisas entre os estados. Os mandados são resultados de investigações policiais, com o apoio do Centro de Inteligência do Maranhão.
No Maranhão, o foco é o cumprimento de mais de 80 mandados judiciais, a maioria de prisão, e o reforço do policiamento em áreas estratégicas de divisa com o Piauí.
A operação mobiliza forte aparato com viaturas, motocicletas e dois helicópteros do CTA, que realizam sobrevoos em todas as frentes de atuação, desde o cumprimento de mandados até barreiras e incursões ostensivas.
As ações no Maranhão se concentram especialmente nas regiões de Timon e Caxias, na fronteira com Teresina; Araioses e Tutóia, na divisa com Parnaíba e região de turismo da Rota das Emoções; e Barão de Grajaú e São João dos Patos, no Sul do estado, limítrofes a Floriano.
Os alvos da ofensiva incluem investigados por homicídios, feminicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e outros crimes violentos, além de suspeitos de roubos e furtos.
A operação ocorre em meio à redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Maranhão. No primeiro semestre de 2025, os homicídios caíram 6%, enquanto os latrocínios tiveram queda de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, a operação mobiliza mais de 5.900 policiais das forças de segurança pública do Nordeste, com ações simultâneas em oito estados da região: Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os agentes dão cumprimento a 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Os policiais seguem mobilizados até que sejam cumpridos todos os mandados.