City tour de deficientes visuais testa acessibilidade no Centro Histórico de São Luís

O fim de semana maranhense está movimentado por atividades de turismo inclusivas. Um grupo de 20 turistas com deficiência visual participa de um city tour pelo Centro Histórico de São Luís, nesta sexta-feira (11), às 14h.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com a Agência de Turismo Viagem e Lazer Acessível. Algumas obras estão adequando o Centro Histórico de São Luís para pessoas com deficiência visual e cadeirantes (foto) e esses equipamentos estão na rota do grupo.

No Centro histórico, o trajeto começará em frente à sede da Setur-MA localizada na Av. Pedro II.

O grupo visita o Palácio dos Leões, Praça dos Poetas, Casa de Ana Jansen, Igreja da Sé, Rua da Estrela, Museu do Reggae, Rua Portugal, Beco Catarina Mina e Casa do Maranhão. São acompanhados por guias capacitados pela Setur-MA, que auxiliarão no trajeto e, também, na descrição dos ambientes.

Diferencial

Um dos diferenciais será a descrição durante os passeios, o que possibilitará que as pessoas com deficiência visual tenham acesso às características da cidade, tais como paisagem urbana, tipo arquitetônico dos casarões, disposição do comércio no centro da cidade e outras informações específicas.

Esses roteiros guiados são organizados, periodicamente, pela Setur-MA. As solicitações podem ser feitas por meio de ofício enviado para o e-mail: catseturma@gmail.com

Barreirinhas

No sábado (12), um grupo maior, composto de 60 turistas com deficiência visual, segue viagem para a cidade de Barreirinhas, na excursão “Vila acessível dos Lençóis Maranhenses – Vila dos Lençóis”.

Participam da atividade deficientes visuais vindos de várias cidades brasileiras e portugueses que farão passeios no balneário de Atins, de 4×4 pelos Lençóis, de lancha pelo Rio Preguiça, além de visitas aos povoados Vassouras e Caburé, além de atividade de Boia Cross pelo Rio Preguiça.