Operação Paz contribui para a redução de mortes violentas.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão iniciou, nesta sexta-feira (1º), as ações de uma força-tarefa, integrada por equipes policiais, voltadas para o combate de crime violentos letais intencionais. Trata-se da Operação Paz, do Ministério da Justiça em conjunto com 12 estados brasileiros.

A operação ocorre nesta sexta em todo país. No Maranhão, acontece, simultaneamente, em São Luís (abrangendo a Grande Ilha) e nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Caxias, Timon, Codó, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Grajaú, Balsas, Tutóia, entre outros.

Em São Luís, a saída das equipes, compostas por agentes das Polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo e Perícia Oficial, foi da base do CTA, no Quartel da Polícia Militar (bairro Calhau), às 7h30 (Foto).

Redução da criminalidade

A Operação Paz, cujas ações ocorrem até o final do mês de dezembro, reforçará o trabalho do Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Segurança Pública, de combate à criminalidade, e que vem contribuindo para redução de mortes violentas.

Em todo estado, esta redução atingiu cerca de 6% no comparativo no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, por exemplo. Na Grande Ilha, a diminuição de crimes violentos letais intencionais é de 31%, considerando os sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.

Foto: Gilson Teixeira