Cerca de 150 escolas da rede estadual de São Luís estão envolvidas com a coleta seletiva de materiais didáticos defasados e sem condições de uso. Os livros que não estão mais sendo utilizados dentro das escolas serão doados aos catadores para ajudar na renda familiar.
A ação promove o descarte correto dos livros sem condições de uso e, também gera trabalho, emprego e renda, através da reciclagem. Faz alusão ao “Clean Up the Word” (Dia Mundial da Limpeza), comemorado no próximo sábado, dia 16 de setembro.
A realização acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da empresa Equatorial.
Os gestores públicos coordenadores da atividade explicam que a ação é importante, em termos de educação ambiental, pois envolve os estudantes em atividades de descarte correto dos resíduos.
Os caminhões da Seduc estão passando para recolher o material, em pontos estratégicos, e levar para seis pontos de coleta, um deles é a própria URE. A partir destes pontos, a associação dos catadores e catadoras, juntamente com a Equatorial, recolhem esse material para fazer a pesagem e prestar conta do que foi recolhido nesse processo.
Limpeza do Parque do Itapiracó
A culminância alusão ao “Clean Up the Word” (Dia Mundial da Limpeza), em São Luís acontecerá no sábado (16), com uma limpeza no Parque Itapiracó.
Endereço dos Pontos de coleta
– Centro de Ensino (CE) São Cristóvão (Av. Guajajara, 90 – São Cristóvão, São Luís – MA, 65055-285);
– CE João Paulo II (Avenida Cinco, s/n, Conjunto Habitacional Turu, 65066-230 São Luís – MA);
– CE Vicente Maia (Rua Estados Unidos, 01, Anjo da Guarda, São Luís – MA, 65085-250)
– CE Domingos Vieira Filho (Av. 06, s/n – Maiobão, Paço do Lumiar – MA, 65058-130);
– CE João Pereira Martins Neto (Avenida 103, Unidade 103, s/n, Cidade Operária, São Luís-MA, 65058-080);
– URE São Luís (R. do Cema, 39 – Vila Palmeira, São Luís – MA, 65047-400).