Nesta quinta-feira (28), a partir das 15h, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) realizará uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Raiva, no Parque Estadual do Sítio do Rangedor, localizado no bairro Alto do Calhau, na capital maranhense.
O público interessado em participar da ação pode colaborar com a doação de toalhas de banho, ração para gatos (sem corante), ração para cães acima de 23% de proteína bruta e qualquer marca de ração para cavalos/jumentos, feno ou capim. As doações se destinam a duas ONGs de proteção aos animais que vão participar desta ação.
Parceiros como a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) estarão realizando atividades alusivas ao dia mundial da raiva.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens, e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. A doença chega a ser fatal em quase 100% dos casos.
Mais informações na reportagem de Noel Soares: