O Quinteto Villa-Lobos proporcionou um momento único para as mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracty, em São Luís, nesta quarta-feira (18). O grupo musical está de passagem por São Luís para participar do 9º Festival Música na Estrada e realizou uma apresentação beneficente.
A apresentação do grupo musical foi acompanhada, também, por crianças assistidas pela Casa Acolher.
Foram apresentadas composições de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Pixinguinha, entre outros nomes da música brasileira.
A abertura do evento foi feita pela diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, que destacou a importância da ação para o acolhimento das mulheres. “Estamos num espaço que trabalha muito a questão da violência e precisamos garantir momentos como esse”.
“As pessoas que necessitam de um amparo e de um conforto que a arte proporciona”, explicou o músico Aloysio Fagerlande, membro do Quinteto Villa-Lobos, sobre a apresentação.
Para os músicos do Quinteto Villa-Lobos, a apresentação está em harmonia com a origem do grupo, que conta com mais de 60 anos de estrada, e que busca disseminar a música erudita.
Quinteto Villa-Lobos
O Quinteto Villa-Lobos foi fundado em 1962 e tem como foco a divulgação da música clássica brasileira e a ampliação do seu repertório, com base na variedade de gêneros musicais existentes no país. Como forma de levar a experiência para a população em geral, o grupo musical costuma se apresentar em escolas e espaços públicos.
O Quinteto é formado por Rubem Schuenck, flauta; Rodrigo Herculano, oboé; Cristiano Alves, clarineta; Philip Doyle, trompa; e Aloysio Fagerlande, fagote.
Pelo Festival Música na Estrada, promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, o grupo se apresenta nesta quinta-feira (19), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro de São Luís.
Abaixo reportagem de Ingrid de Sousa