Por Carlos Brandão
Governador do Maranhão
Está surgindo uma nova rota de turismo e de possibilidades de geração de emprego e renda no Maranhão. Mais precisamente na Baixada Ocidental Maranhense. A nova Rota dos Campos e Lagos surge a partir da materialização de um sonho de cinco décadas do baixadeiro. No último domingo (12), assinamos a ordem de serviço para a construção da barragem de Maria Rita, que começou a ser pensada há muito tempo, quando o ex-prefeito, Juca Martins, mostrando muita visão de futuro, planejou e iniciou a construção da obra, que por sua complexidade e alto custo, ficou por muito tempo parada. Agora, ela sai do papel e, em breve, vai mudar a paisagem local e a vida dos moradores; especialmente de seis municípios da região dos lagos: Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim e São Bento.
Na realidade este será um grande projeto viário, onde serão construídas uma estrada com pouco mais de 11 km e a barragem de Maria Rita – que tem esse nome em homenagem a uma índia que morou na região -, com praticamente 16 km de extensão. No total, serão novos 27 km ligando Bequimão a São Bento e encurtando a distância entre São Bento e o Porto do Cujupe em cerca de 50 km, o que vai tornar as viagens mais eficientes, estimulando o turismo e promovendo o desenvolvimento econômico na região.
A principal função da barragem será evitar a salinização das áreas inundadas e formar uma grande reserva de água doce, garantindo a pesca, agricultura e pecuária. Ali, as comunidades encontrarão as condições ideais que possibilitarão o desenvolvimento da criação de peixes e animais de pequeno porte; sem contar no fomento à agricultura familiar. Além de tudo isso, a Maria Rita formará a maior lagoa do Maranhão. Com certeza teremos um novo ponto turístico capaz de movimentar a economia local. Da mesma forma que já está acontecendo com a praia de Araoca, em Guimarães. Depois que iniciamos a pavimentação da estrada que liga a cidade a esse verdadeiro paraíso, viabilizando a Estrada de Araoca – Caminho dos Poetas, a procura pelo destino cresceu bastante e o interesse por investidores, também.
A Rota dos Campos e Lagos se consolida e se une também à Rota dos Guarás, como novas frentes de desenvolvimento, em uma região pela qual sempre olhamos com muito carinho. A Baixada Maranhense não é apenas uma fonte de recursos naturais e cenários deslumbrantes. É também lugar de um povo notável pela sua força, hospitalidade e alegria. As comunidades locais recebem os visitantes de braços abertos.
Não navegamos em mar calmo, quando pensamos no lado financeiro de gerir um estado com tantas peculiaridades. Mas há certos investimentos, há certos passos, que precisam ser dados. Misturamos boas doses de planejamento e coragem e encaramos projetos que sabemos que mudarão, para melhor, a vida de muita gente.
A Baixada Ocidental ganha uma nova perspectiva, tanto em mobilidade quanto em possibilidades de geração de emprego e renda. O sonho antigo de todos os moradores da região está a caminho de se tornar realidade.