O governador Carlos Brandão lançou, nesta quarta-feira (22), às 9h30, no auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, em São Luís, o projeto Telemedicina no Maranhão, visando ampliar o acesso à assistência médica especializada no Maranhão, inclusive em áreas indígenas
Durante o evento, o Governo do Maranhão e o Ministério da Saúde (MS), com a presença da ministra Nísia Trindade, recepcionaram mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos, contribuindo, para alavancar ainda mais os indicadores de saúde da atenção primária, principal objetivo do programa Cuidar de Todos.
Os municípios que aderirem ao projeto Telemedicina receberão, do Governo do Estado, computadores para desenvolvimento das atividades.
O projeto Telemedicina é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa e os municípios maranhenses, através do projeto TeleNordeste.
A meta do Governo do Estado é que todos os 217 municípios façam a adesão ao Telemedicina.
A SES, por meio da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde, conta com a parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que atuam como mobilizadores do projeto no âmbito municipal.
Hospital da Criança
Em São Luís, o governador Carlos Brandão e ministra Nísia Trindade visitaram o Hospital da Ilha, em São Luís, referência no tratamento de pacientres vítimas de queimados. É também voltado para atendimento de pacientes do Programa Cuidar de Todos/eixo AVC. O programa Telemedicina será instalado no hospital.
Foto (Gilson Texeira – Secom Governo do Maranhão): Ministra Nísia Trindade e governador Carlos Brandão em São Luís
Reportagem de Edivaldo Oliveira no Multicenter Sebrae
Reportagem de Cris Sousa no Hospital da Ilha