Retrospectiva 2023: Saúde implanta novos programas, entrega serviços especializados e realiza mais de 123 mil cirurgias

Vai-se 2023, o ano em que as prioridades do Governo do Maranhão no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram investimentos na atenção primária, expansão da rede, instalação de novos serviços e equipamentos. Para esse fim, novos programas foram criados, ações foram potencializadas e mais investimentos em saúde realizados no estado.

“As medidas implementadas em 2023 alcançaram muitos êxitos, e o principal é discutir e executar ações de saúde de alto impacto na vida das pessoas, como o programa Cuidar de Todos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Segundo o secretário, o aprimoramento dessa política visa a preservação e a qualidade de vida dos maranhenses. “Para isso, o fazer junto, lado a lado com os municípios, é também o nosso compromisso”, completou Tiago Fernandes.

Cirurgias

Neste ano, unidades ambulatoriais e hospitalares da rede estadual de saúde executaram mais de 123 mil cirurgias. Estão inseridos procedimentos cirúrgicos como urológicos, oftalmológicos e pediátricos, beneficiando diretamente milhares de crianças, jovens e adultos no estado.

Redução das filas

Há também o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. Por meio dele, o estado ultrapassou 20 mil cirurgias entre os meses de março e outubro. Deste total, a SES já realizou 17.936 cirurgias. O programa tem vigência de um ano e é executado em parceria com o Ministério da Saúde.

Cuidar de Todos

Para atenção básica, basta lembrar da criação do programa Cuidar de Todos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimento de R$ 15 milhões, distribuídos em quatro áreas: doação de equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família (ESF), monitoramento de indicadores e apoio técnico aos municípios, premiação do Concurso Inova Saúde e premiação dos municípios que alcançaram os indicadores.

O Cuidar de Todos apresenta ainda eixos como Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias, ‘AVC – Cada Segundo Importa’ e Telemedicina. Em dezembro, mais de mil equipamentos, além de insumos, foram entregues pelo governo Carlos Brandão na primeira etapa de distribuição do eixo Atenção Primária do programa Cuidar de Todos, beneficiando, nesta fase, 62 municípios das regiões de saúde de Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Rosário e Timon.

Com o Telemedicina, o projeto fortalece as ações no macroprograma de governo e é desenvolvido por meio do Telenordeste, uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa e os municípios, ampliando o acesso à assistência especializada. Oito municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Barra do Corda, Itapecuru, Rosário e Chapadinha já receberam um kit com um computador e webcam para execução do projeto.

Nos eixos do programa, como o Cuidar de Todos Oftalmo, em cinco edições em São Luís, 3.932 pessoas foram atendidas. E ainda, entrega de óculos e encaminhamento para cirurgias oftalmológica de catarata e pterígio. No eixo AVC Cada Segundo Importa, 188 atendimentos realizados, sendo 30 trombólises. Enquanto que no eixo Cuidar de Todos Saúde Animal, ação que inclui encoleiramento para cães com teste negativo para leishmaniose, triagem de doenças, vacinação para cães e gatos, consultas, entre outros. Foram 6.655 atendimentos em quatro edições nos bairros da Liberdade, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Turu.

Novas cadernetas

A SES entregou 60 mil cadernetas para gestantes e 100 mil dos pequenos maranhenses, sendo 50 mil de meninos e outras 50 mil de meninas. A entrega das cadernetas foi realizada para as 19 Unidades Regionais de Saúde e unidades de saúde da rede estadual. As cadernetas foram desenvolvidas pelo programa Cuidar de Todos para o fortalecimento da atenção primária.

Programa Mais Médicos

O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, recebeu a visita da ministra Nísia Trindade no estado. Durante a agenda, aq ministra conheceu o Hospital da Ilha, além de participar do lançamento do programa Cuidar de Todos Telemedicina e da cerimônia de acolhimento de 470 novos profissionais do programa Mais Médicos no Maranhão, totalizando 825 profissionais do programa atuando no estado.

Unidade de Tratamento de Queimados

Os avanços que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha prometeu trazer na assistência aos pacientes é uma realidade no estado. Desde a chegada dos primeiros pacientes, em maio deste ano, foram atendidas 74 pessoas, entre adultos e crianças, sendo 24 pacientes da capital e 23 de outros municípios. A unidade é referência para o tratamento de queimados. A UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, além de uma Câmara Hiperbárica exclusiva, indicada para o tratamento dos pacientes.

Transporte sanitário

Com a entrega de 50 novas ambulâncias, o governo estadual melhorou as condições de socorro imediato dos municípios e fortaleceu o transporte sanitário seguro dos pacientes. Os veículos doados aos municípios foram adaptados para atender demandas que necessitam de cuidados intensivos, atuando como semi-UTIs.

Leitos pediátricos

No Hospital da Ilha, ao todo, foram 12 novos leitos clínicos, que têm como destino crianças entre 29 dias e 14 anos. Com a ampliação, o Hospital da Ilha chega a 40 leitos pediátricos. A medida também contemplou o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência estadual no atendimento materno-infantil (zero a 14 anos). Na unidade, foram acrescidos 13 leitos, sendo oito leitos pediátricos de Unidades Semi-Intensivas e 5 leitos de UTI.

Centro TEA 12+

A rede de cuidado à rede da pessoa com deficiência no âmbito da Saúde foi ampliada com a inauguração neste ano pela SES do centro especializado de atendimento ao adolescente e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro oferece atendimentos em neurologia, educação física, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, musicoterapia e arteterapia.

Expansão de Serviço de Ressonância

A Policlínica da Criança é a terceira unidade da rede de 17 Policlínicas a implantar o serviço de ressonância. Em Imperatriz, a policlínica iniciou a oferta do serviço a partir de abril de 2023. Na Policlínica Diamante, em São Luís, o serviço teve início em outubro de 2015. A expansão também beneficiou o Hospital da Ilha, em São Luís.

Mamógrafos

O ano também foi de fortalecimento da prevenção ao câncer de mama. Depois da entrega do novo mamógrafo na Policlínica de Santa Inês, para assistência da população no Vale do Pindaré, sobe para 17 o número de mamógrafos instalados em hospitais e policlínicas da rede estadual da saúde.

Centro de Neuromodulação

Na rede de Saúde Mental da SES, o Hospital Nina Rodrigues dispõe do Centro de Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e mais dois ambulatórios especializados, sendo um para assistência de pacientes com depressão resistente e o outro destinado ao tratamento de quadros de psicose.

Tele-UTI

Com a implantação do Tele-UTI no Hospital de Traumatologia e Ortopedia, em São Luís, o projeto está disponível em 10 unidades da rede SES. No Maranhão, o Projeto de Tele-UTI do Hospital Israelita Albert Einstein é adotado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; no Hospital Regional de Barra do Corda Dr. José de Abreu Silva; Hospital Regional de Barreirinhas; Hospital Regional de Balsas; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional de Pedreiras Dr. Kleber Carvalho Branco e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Enquanto que o Projeto de Tele-UTI do Hospital Sírio-Libanês apoia o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão e Maternidade de Alto Risco do Maranhão (MACMA), ambos em São Luís.

Afetados pelas chuvas

O Comitê Estadual de Saúde em Desastres, da SES, fez o monitoramento dos municípios afetados pelas chuvas no primeiro semestre deste ano. Equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) realizaram assistência aos municípios afetados, como Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis, Poção de Pedras, São João do Carú, Santa Luzia e Trizidela do Vale, entre outros. Como parte das ações, foram destinados frascos de hipoclorito de sódio e análise da água.

Piso da enfermagem

Para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem no Maranhão, desde setembro o Governo do Estado iniciou o pagamento do reajuste retroativo concedido a todos os profissionais que cumprem os requisitos estabelecidos pelo governo federal. E para 21 dezembro, a SES anunciou que será pago o complemento e o 13º referente ao piso da enfermagem. Receberão o pagamento mais de 16 mil profissionais habilitados pelo Ministério da Saúde.

Semana Estadual de Vacinação

Incentivo à vacinação. Assim, a SES, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu a Semana Estadual de Vacinação, de 27 de novembro a 3 de dezembro. Ao longo da semana, 100.561 doses de vacinas para de crianças e adolescentes menores de 15 anos foram aplicadas, sendo 75.514 doses em crianças e 25.047 em adolescentes.

Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) organiza os processos de trabalho das unidades de saúde e promove a integração das atenções Primária e Especializada, por meio de um conjunto de ações educacionais e processos com foco na qualificação profissional e do atendimento. Na regional de Presidente Dutra, 16 municípios implementaram o processo da Atenção Primária à Saúde (APS). A Planificação foi elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e no Maranhão conta com a parceria do Hospital Beneficência Portuguesa (BP) e do Instituto Einstein de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Experiências bem-sucedidas

Para dialogar, trocar experiências, incentivar a pesquisa e fortalecer o papel da ciência, a SES promoveu a I Mostra as Experiências Exitosas “Recuperação das coberturas vacinais”, o I Seminário Estadual de Emergências em Saúde Pública, a I Mostra de Vigilância Sanitária, o I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão, a III Mostra Científica da SES/MA e a 1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do Programa Saúde na Escola, da Macrorregião Leste e Macrorregional Sul. O Maranhão também sediou, em junho, em parceria com a Associação Rede Unida, entidade internacional sediada no Brasil, o Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida com o tema “Florestania: por outros amanhãs”.

Programa Saúde na Escola

A SES alcançou 1.214604 crianças e adolescentes, de janeiro a outubro deste ano, por meio das ações do programa Saúde na Escola (PSE). A estratégia somou 23.687 atividades no âmbito da Atenção Primária, aliando ações de saúde e educação em escolas públicas maranhenses.

Rede estadual

Na rede da SES, 87 unidades são gerenciadas por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) no Maranhão, 26 por meio do Instituto Acqua, 16 por meio do Instituto Vida e Saúde (Invisa) e uma unidade por meio da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS) Maranhão.