Artigo | Carnaval que gera alegria e renda aos maranhenses

Carlos Brandão

Governador do Maranhão

Como cantaria Ivete Sangalo: “Vai começar a festa!”. E será uma grande festa, que vai gerar não somente muita alegria. Para muitos maranhenses, o período de Carnaval vai significar mais renda para suas famílias. E este sempre foi, para nosso governo, um importante motivador para que investíssemos em grandes eventos populares. Durante cinco dias, os circuitos da Beira-Mar e da Avenida Litorânea receberão 15 atrações nacionais e mais de 190 artistas e grupos locais. Desde os fins de semana de pré-carnaval, atrações de nossa terra têm sido responsáveis pela animação de milhares de brincantes. Nossa cultura sendo valorizada naquele que já está sendo considerado um dos três melhores carnavais do Nordeste.

Com uma festa muito bem planejada e organizada, o Maranhão tem alcançado uma mídia bastante positiva. Tanto que uma companhia aérea já anunciou 29 voos extras para São Luís e Imperatriz, neste período, onde prevê transportar um número de passageiros 59% maior do que em 2023. Uma prova de que incentivar a nossa cultura, valorizar nossos artistas e ainda oferecer nomes nacionais à folia impulsiona o turismo e movimenta a nossa economia. Algo que já pudemos constatar nas prévias. Nas últimas três semanas, foram mais de 300 mil pessoas se divertindo em nossos circuitos, pulando ao som de mais de 60 artistas e grupos maranhenses. Claro que não deixamos de lado nossos blocos tradicionais e escolas de samba que, inclusive, receberam os seus cachês antecipadamente.

E para que todos brinquem com muita segurança, teremos mais de 7 mil policiais atuando em todo o Maranhão, em um trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo (CTA) e Corpo de Bombeiros. Quem estiver participando da folia também vai poder comprar dos beneficiários do Mais Renda e do Minha Renda, que estarão espalhados pelo estado. E não se pode negar que o Carnaval é um grande propulsor econômico. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, prevê que a festa deve injetar R$ 9 bilhões na economia brasileira. Para que todos tenham uma ideia, o período de Momo, em 2023, fez com que fossem movimentados R$ 172 milhões por um exército de mais de dois milhões de foliões. Nossa rede hoteleira registrou uma ocupação de praticamente 82% e o melhor de tudo é que, durante os cinco dias de folia, não foi registrado um único homicídio. E, mesmo diante de números tão expressivos, não temos dúvida de que este ano teremos o maior carnaval já realizado no Maranhão; com uma diversidade de atrações que, mais uma vez, se coloca como uma marca de nossa festa.

Está tudo preparado para que nossas ruas sejam espaços de sorrisos, abraços, fantasias e muita alegria. Tudo a ver com um estado que segue trabalhando com unidade e parceria. Aliás, mais uma vez a iniciativa privada se faz presente, nos auxiliando. Agora é com vocês. Que todos se divirtam, com segurança e responsabilidade.

Então, como dizem os mais jovens: “Só venha, Carnaval”!