Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, no período de Carnaval, revelou que 20,48% dos turistas que visitaram São Luís, Barreirinhas e Imperatriz no período de Carnaval vieram de outros estados.
A principal origem do público que festejou o carnaval nessas três regiões foi o próprio maranhense, do interior e da capital (67,95%).
Entre os turistas de outros estados, 7,71% foram de São Paulo, seguido do Piauí (4,82%), Pará (4,34%) e Rio de Janeiro (3,61%).
Pesquisa
Os questionários físicos da pesquisa foram aplicados no período de 8 a 10 de fevereiro, no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado e no Terminal Rodoviário, ambos em São Luís, por alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Além dos questionários físicos, os dados foram obtidos, também, de forma online, por meio de QR Code, disponibilizado em hotéis e pousadas do município de Barreirinhas e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do aeroporto de Imperatriz.
Os dados levantados fazem referência às percepções dos turistas em relação aos indicadores que atestam a qualidade da infraestrutura, dos serviços e equipamentos turísticos ofertados, bem como traçam o perfil desse turista.
Resultados
Para 23,70% dos visitantes o Carnaval foi a principal motivação da viagem, seguida por visita a familiares e amigos (21,56%), lazer (18,96%) e a negócios (13,98%).
Ainda segundo a pesquisa, 48,58% dos visitantes optaram por um tempo de permanência de 1 a 5 dias, seguido de 6 a 10 dias (16,82%) e acima de 20 dias (26,07%). Cerca de 41% hospedaram-se na casa de familiares, seguido por casa ou apartamento alugado (16,82%) e hotel (15,4%).
A avaliação dos visitantes em relação à segurança obteve um percentual de 26,30% como sendo boa, enquanto que 25,83% consideraram regular e 8,53% classificaram como excelente.
Quanto à divulgação do Carnaval do Governo do Maranhão, 40,52% classificaram como boa, 18,01% excelente e 11,85% regular.
As atrações locais e nacionais do carnaval 2024 também foram bem avaliadas pelos visitantes registrando percentuais de classificação como bom de 36,49% e 33,89%, respectivamente. Além disso, 57,11% dos entrevistados disseram que pretendem retornar no próximo ano.
A pesquisa apontou também que 37,02% deles pretendem visitar Barreirinhas, Carolina (6,25%), Morros (3,85%) e Santo Amaro (3,85%).
Sobre gasto médio, 47,63% dos turistas disseram que gastariam até R$ 200, enquanto que 22,75% pretendiam gastar entre R$ 200 a R$ 400. Quanto ao transporte, 39,81% utilizaram ônibus como meio de transporte e 29,38% optaram por avião e 9,72% carro.
Em relação aos serviços e equipamentos turísticos, 55,92% dos turistas classificaram os bares, restaurantes e similares como bom e 13,74% como excelente. Já 55,22% dos entrevistados classificaram os meios de hospedagem como excelente e bom.
Os transportes por aplicativo também receberam boas avaliações dos visitantes, com cerca de 63,03% dos entrevistados aprovando os serviços e dando as notas excelente ou bom.
O levantamento também mostra que 19,44% dos entrevistados classificaram os serviços de guias de turismo entre excelente e bom, enquanto que as agências receberam avaliações 31,52% de excelente e bom.
“Essa pesquisa fornece uma série histórica de grande importância para análise estatística, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Dessa forma, conseguiremos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor, alcançando resultados positivos a partir das demandas diagnosticadas pela nossa própria equipe”, frisou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, explicou que o resultado da pesquisa estabelece as condições e requisitos para planejar e melhorar os serviços turísticos.
“Realizamos a tabulação dos dados levantados e o cruzamento das informações, além da avaliação do cenário e cálculo da amostra para, enfim, apresentar os resultados. Esses dados serão de grande importância no planejamento e melhoria dos serviços turísticos”, explicou o coordenador.
Quanto a avaliação de outros serviços, os visitantes classificaram da seguinte forma
Avaliação do Artesanato: Bom (43,36%), Excelente (29,62%) e Regular (7,11%);
Avaliação de Iluminação Pública: Bom (39,10%), Regular (16,11%) e Excelente (6,64%);
Avaliação da Limpeza: Bom (28,44%), Regular (24,64%) e Ruim (11,14%);
Avaliação da Sinalização: Bom (34,12%), Regular (20,85%) e Excelente (8,53%);
Avaliação da Acessibilidade: Bom (30,33%), Regular (17,54%) e Ruim (11,37%);
Avaliação do Transporte Coletivo: Bom (9%), Regular e Ruim (26,54%) e excelente: (28,67%).
Clique aqui para consultar o relatório completo da pesquisas