O Governo do Maranhão assinou acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer) para implementar o programa +Genética no Sertão para melhorar a qualidade do rebanho de caprinos e ovinos, garantindo mais produtividade e renda para os produtores familiares e pequenos agricultores do estado. O acordo foi assinado pelo governador Carlos Brandão e o presidente da Conafer, Carlos Lopes, durante reunião em Brasília nesta sexta-feira (23).
O acordo de cooperação técnica foi assinado durante reunião na sede da Conafer, em Brasília, e será executado por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Durante a assinatura do novo acordo de cooperação técnica o governador Carlos Brandão destacou que a parceria já existe há dois anos e que agora será ampliada e fortalecida por meio do +Genética no Sertão.
O presidente da Conafer, Carlos Lopes, afirmou que a assinatura do acordo de cooperação técnica vai fazer com que a produção do estado cresça ainda mais. “É um momento muito feliz firmar mais esta parceria com o Governo do Maranhão. Tivemos uma reunião muito produtiva onde pudemos apresentar os resultados do trabalho que já estávamos fazendo em conjunto. Agora, vamos poder contribuir ainda mais com o desenvolvimento da produção do estado”, informou.
O presidente do Iterma, Anderson Ferreira, informou que a parceria com a Conafer promove o desenvolvimento rural. “Com o apoio desses programas vamos melhorar geneticamente nossos rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, além de levar mais desenvolvimento agrícola para os assentamentos”, disse.
+Genética no Sertão
O +Genética no Sertão é o programa que vai impulsionar a produção de caprinos e ovinos dos produtores familiares maranhenses. O programa já acordou com 20 cidades a entrega dos protocolos para inseminação de caprinos e ovinos dos pequenos produtores do semiárido. As doses, insumos e logística do veterinário até o município são de responsabilidade da Conafer.
O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores. A qualidade dos insumos utilizados provem de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças de alto valor. A elevada adesão das cidades do Maranhão ao programa é a garantia de mais uma revolução genética no campo.
O +Genética no Sertão garante, ainda, o enfrentamento ao desafio das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. A pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas do semiárido, desempenhando papel vital na sustentabilidade da região. Com o +Genética no Sertão a cadeia produtiva da pecuária de ovinos e caprinos recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento.
Com todas as cidades do Maranhão aderindo ao Pecuária Brasil até 2025, estima-se a criação de mais de 5 mil novos postos de trabalho a cada ano.
+Pecuária Brasil
O +Genética no Sertão é uma extensão do programa +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Com o 2º maior rebanho do Nordeste, o Maranhão foi a primeira Federação a assinar o acordo de cooperação técnica com a Conafer para receber o programa. Em 2 anos de execução do +Pecuária Brasil no estado, 146 cidades dos 217 municípios maranhenses já aderiram ao programa.
Por meio do programa foi possível fortalecer o setor dos pequenos pecuaristas, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica aos produtores de rebanhos bovinos, de corte e leite, favorecendo os criadores com melhores condições para alavancar a renda e garantir produtos de qualidade.
O +Pecuária Brasil proporciona o melhoramento genético de bovinos, o que resulta em qualidade do rebanho, melhor produtividade e renda, beneficiando os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local.
Outras parcerias
O trabalho conjunto do Governo do Maranhão e a Conafer não e limita aos programas +Pecuária Brasil e + Genética no Sertão. A parceria já garantiu apoio aos Guajajaras no Território Arariboia, nas filiações de agricultores familiares por todo o estado, nos projetos e programas, como o +Previdência e o Empreendedorismo Rural Agrofamiliar (ERA).
O +Previdência o programa da Conafer que busca dar qualidade de vida para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. É a união de ações que visam desenvolver a educação previdenciária e expandir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o INSS digital nas comunidades de difícil acesso às agências do INSS.
A partir da parceria entre o Governo do Maranhão e a Conafer, o Iterma poderá atender os pequenos produtores que necessitam de benefícios rurais no próprio órgão sem a necessidade de ir a uma agência do INSS.
Conafer
A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no país.