No Dia D Combate à Dengue, neste sábado (2), às 8h, teve início, em São Luís, no Centro Educa Mais Ignácio Rangel, na Cidade Operária, em São Luís.
O objetivo do Governos Federal e do Estado é unir esforços com a sociedade para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão convocou a popular participa do esforço visando eliminar focos do Aedes aegypti “Pessoal, hoje é Dia D de combate à dengue. Então, vamos fazer a nossa parte, adotando ações simples que fazem uma grande diferença!”.
Na ação, no Centro Educa Mais Ignácio Rangel, teve rodas de conversa educativa com entrega dos certificados Agente Jovem de Combate à Dengue, atividades lúdicas (jogos educativos), distribuição de mudas de plantas que são repelentes naturais, entrega de certificado Escola Amiga no Combate à Dengue, entre outras.
A programação prosseguiu, às 9h, no Centro de Ensino Manoel Beckman, localizada na Rua Cinquenta e Um, no bairro Bequimão, em São Luís, com múltiplas atividades educativas e lúdicas de prevenção da dengue e outras arboviroses. A ação contará também com a presença do governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a programação, no Colégio Militar 2 de Julho, Av. dos Franceses, s/n, no bairro Vila Palmeira, com atividades como a entrega dos certificados Agente Jovem de Combate à Dengue, atividades lúdicas (jogos educativos), distribuição de mudas de plantas que são repelentes naturais, além de entrega de certificado Escola Amiga no Combate à Dengue.
Pontos de vacinação
No Dia D Nacional de Combate à Dengue, em São Luís, os pontos de vacinação da rede estadual, no sábado (2), foram no Rio Anil Shopping e Pátio Norte Shopping, das 10h às 20h, e nas Policlínicas do Vinhais e Cidade Operária, das 8h às 12h, fortalecendo a imunização de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. Para receber a primeira dose contra a dengue, é necessário apresentar documento com identificação, caderneta de vacinação e o comprovante de residência.
Ação na Cohama
Tem atividade na Praça Raimundo Silva, conhecida como Praça da Caixa d’Água da Cohama, a partir das 16h, será com a população no bairro. Além das atividades educativas e lúdicas, será disponibilizado atendimento médico com clínico geral, equipe de enfermeiros, aferição de pressão e glicemia, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), vacinação contra Covid-19 e vacinas do calendário nacional de imunização.
Dia D no Brasil
O Ministério da Saúde participou das ações do Dia D de Mobilização contra a Dengue em várias regiões do Brasil.
O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue, é fazer uma ação integrada de mobilização nacional em todas os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.
Com o tema “Dez minutos contra a dengue”, a mobilização nacional pretende reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Segundo o Ministério, a ação terá a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes do combate ao mosquito Aedes aegypti.
Casos de Dengue no Brasil
Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença. Outros 651 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país neste momento é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.
(Foto-Capa/Secom – Governo do Maranhão/Júnior Foicinha): Certificação no Colégio Militar 2 de Julho, no bairro Vila Palmeira, em São Luís