Com foco no debate sobre as novas fronteiras de óleo e gás, em especial Margem Equatorial Brasileira, São Luís recebe, nesta sexta-feira (15), o Fórum Transição Justa e Segurança Energética, que será realizado no Hotel Blue Tree Towers, no bairro do Calhau. A abertura será às 8h30.
O evento é promovido pela Petrobras em parceria com o Governo do Maranhão e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
O fórum tem a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Pará, Helder Barbalho.
Presente, também, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, que será um dos palestrantes do evento.
Consórcio da Amazônia Legal
O Consórcio da Amazônia Legal é uma autarquia formada pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Atualmente é presidida pelo governador paraense Helder Barbalho.
Margem Equatorial Brasileira
Durante o fórum serão realizados debates e palestras sobre a Margem Equatorial Brasileira, autossuficiência, segurança e soberania energética nacional com a participação de representantes de órgãos públicos, do setor privado e do meio acadêmico.
A Margem Equatorial Brasileira, o assunto mais importante do fórum, é uma região geográfica que se estende da foz do Rio Oiapoque (Amará) ao litoral norte do Rio Grande do Norte. Abrange as bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Bacia Potiguar. A região é considerada a nova fronteira para a produção de petróleo e gás no Brasil.
Foto-Secom Governo do Maranhão/Rodrigo Ribeiro: presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o governador Carlos Brandão