A encenação do espetáculo da Via Sacra, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, foi um grande sucesso, neste feriado da Semana Santa, e ganhou projeção nacional, com matérias de destaque em meios de comunicação como o Jornal Nacional, da Rede Globo.
Em sua 43 edição, a peça foi encenada, na quinta (28) e sexta-feira (29), a partir das 18h, em ruas e praças no Anjo da Guarda.
Promovido e organizado pelo grupo Grita, do Anjo da Guarda, o espetáculo teve apoio do Governo do Maranhão.
Pelas redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou o sucesso das apresentações. “Mais uma edição da tradicional apresentação da Via Sacra, o encontro da arte com a fé, no Anjo da Guarda. Nosso @governoma apoia o espetáculo e agradece a todos os espectadores que estiveram presentes. Um ótimo sábado a todos!”, afirmou.
A produção da encenação da Paixão de Cristo teve como tema “Humanidade: uma poética de expressão coletiva”. A Via Sacra mobiliza uma grande comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos duas mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística. São esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dois dias de espetáculo.
A Via Sacra iniciou em 1981, por inciativa do Grupo Grita, com o objetivo de traduzir para a população, o sentimento libertário da Paixão de Cristo. Moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, participando como atores, produção e equipe técnica.
A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, há 42 anos atrai uma verdadeira multidão para acompanhar de perto a via crucis encenada pelo Grita.
(Foto/Secom-Governo do Maranhão): Espetáculo Via Sacra, no Anjo da Guarda