O Governo do Maranhão, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) firmaram parceria para atender, gratuitamente, 10 mil propriedades de micro e pequenos produtores rurais no estado.
Em dois anos, serão mediante investimentos de R$ 94 milhões no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com a contratação de 120 técnicos de Ciências Agrárias.
Inicialmente, 7.500 propriedades rurais receberão assistência técnica e gerencial. Atualmente, o programa está presente em 182 municípios maranhenses. A meta, para os próximos dois anos, é expandir o atendimento para 217 municípios, cobrindo 100% do estado.
“Hoje é um marco muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão”, assinalou o governador Carlos Brandão.
O presidente da Faema, Raimundo Coelho, ressaltou que a parceria amplia o trabalho que já é realizado para atender ao micro e grande produtor.
ATeG
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar, é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa.
Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O ATeG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.