O Governo do Estado está recepcionando, nesta semana, uma delegação de embaixadores e embaixadoras da União Europeia. O objetivo é estreitar os laços de cooperação econômica, comercial e acadêmica entre o Maranhão e os estados membros da União Europeia.
A visita, que teve início na quarta-feira (3), segue até o domingo (7). A comitiva está conhecendo as oportunidades e perspectivas de cooperação econômica, comercial e acadêmica no Maranhão. A missão tem caráter técnico, científico, econômico, cultural e turístico.
A comitiva visitou a estrutura do Porto do Itaqui, o maior porto público do Arco Norte e conheceu as potencialidades do estado em diversas áreas com visitas a espaços como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Primeira-dama Larissa Brandão acompanhou cônjuges dos embaixadores europeus em visita a serviços e bens culturais do estado.
Os embaixadores e embaixadora estão participando de encontros estratégicos com autoridades estaduais. Foram apresentados os pontos fortes do estado e discutidas as perspectivas de cooperação e parceria entre o Maranhão e a União Europeia.
Oito secretarias do Governo do Maranhão apresentaram dados sobre programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado.
A missão ao Maranhão é coordenada pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, em conjunto com o embaixador da Bélgica, Peter Claes. Tem a participação de representantes de Portugal, Malta, Alemanha, Lituânia, República Tcheca, Bélgica, Polônia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Finlândia, Croácia, Suécia e Espanha.
Pelo Governo do Maranhão, participaram a Maranhão Parcerias (Mapa), Companhia Maranhense de Gás Natural (Gasmar), Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Sagrima) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur). As pastas apresentaram as possibilidades de cooperação em diferentes áreas.
Alcântara e Lençóis
O programa inclui visitas ao futuro Porto de Alcântara, onde serão apresentados os projetos de infraestrutura implementados pela Secretaria de Projetos Especiais do Porto, e ao Centro de Lançamentos de Alcântara.
Os embaixadores devem conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e apreciar as tradições da cultura e folclore local.
Porto do Itaqui
O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressaltou que foi apresentada à comitiva de embaixadores, em visita ao porto, as várias possibilidades de negócios e a infraestrutura e logística que o Porto do Itaqui dispõe.
“O Porto do Itaqui está muito bem localizado e é muito importante, estando próximo à Europa. Então, vamos ver como vamos desenvolver os nossos laços e nossa cooperação. Para nós, é essencial conhecer e ouvir como vai o estado e os grandes projetos”, acrescentou o embaixador da Bélgica, Peter Claes.
UEMA
A comitiva de embaixadores já conversaram com representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema),Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
O reitor da Uema, Walter Canales, afirmou que o encontro é uma oportunidade ímpar de apresentar universidades maranhenses. “Por meio deste encontro podemos pensar estratégias de aumentar a internacionalização das nossas universidades. Esta é uma medida muito importante para quem quer um ensino de qualidade, para quem quer desenvolver os alunos, para quem quer melhorar a pós-graduação e a pesquisa dentro da universidade”, disse.
A embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, classificou como produtivo o encontro dessa quarta-feira (3). “Pudemos falar dos programas de cooperação acadêmica e universitária que temos na União Europeia e que podemos utilizar aqui no Maranhão. Foi uma reunião ótima. Ficamos muito esperançosos de poder continuar ampliando essa colaboração entre as nossas universidades”, informou
Serviços e bens culturais maranhenses
Como parte da agenda que será cumprida no estado, os cônjuges dos embaixadores, acompanhados da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, conheceram serviços e bens culturais maranhenses.
A primeira-dama Larissa Brandão detalhou o roteiro da visita realizada durante esta quinta-feira (4).
A agenda teve início na Casa de Apoio Ninar, que atende crianças com microcefalia e alterações neurodiversas, seguido Creche de Educação Infantil, no quilombo da Liberdade.
O roteiro incluiu, também, o Teatro Arthur Azevedo, palco de diversas atrações culturais do nosso estado; e Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Casa de Apoio Ninar
A Casa de Apoio Ninar tem seis anos de atividade, foi inaugurada em 2017, e já realizou mais de 900 mil atendimentos. A unidade, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como foco o tratamento de crianças com síndromes raras e oferece assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor.
Unidade Prisional Feminina de Pedrinhas
Durante a visita à Unidade Prisional Feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Larissa Brandão frisou o trabalho realizado no espaço para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “É um dos melhores sistemas prisionais do Brasil. Aqui, estamos recuperando a dignidade das mulheres. Elas saem daqui com uma profissão, prontas para se inserirem no mercado de trabalho”.
Reportagem de Quecia Carvalho