Skatista maranhense é campeã do street feminino no Olympic Qualifier Series Xangai 2024

Rayssa Leal (BRA) deu um importante passo rumo a um lugar em Paris 2024. A skatista brasileira foi campeã do street feminino no Olympic Qualifier Series Xangai 2024, no domingo (19). Mais seis brasileiros foram para as finais do skate desta etapa chinesa da OQS (Olympic Qualifier Series).

Isadora Pacheco (BRA) terminou na quarta colocação do park feminino, enquanto Dora Varella terminou em sexto. No park masculino, Pedro Barros foi o melhor brasileiro, em quinto, com os curitibanos Augusto Akio em sétimo e Luigi Cini em oitavo.

No street masculino, o paulista Giovanni Vianna foi o sétimo colocado, enquanto o português Gustavo Ribeiro ficou uma posição acima, em sexto.

A próxima etapa do OQS, segunda e última, acontecerá em Budapeste (Hungria), entre 20 e 23 de junho.

Manobras

Rayssa Leal estava com tudo. Antes da primeira volta, ela fitava a pista e conversava consigo mesmo. Nem o pé que a incomodou na semifinal poderia desta vez, atrapalhar. Era a concentração necessária para dar o cartão de visita, e ser cautelosa o suficiente para marcar 86.43 em sua apresentação inicial. Minutos depois, voltou para estabelecer 92.23, maior nota nas voltas entre as oito finalistas.

Nas manobras, o mesmo ritmo. Na inicial, fez 86.30. Na segunda, rompeu a barreira dos noventa pontos e estabeleceu 91.81. Depois de zerar nas duas seguintes, fez 90.85 na última para confirmar o título em Xangai com três notas acima dos 90, a da volta e nas duas manobras.

As japonesas Akama Liz e Yoshizawa Coco completaram o pódio, respectivamente na segunda e terceira colocações. Akama Liz passou dos 90 pontos nas duas últimas manobras, o que levou emoção até o fim, mas não foram suficientes para ultrapassar Rayssa.

“Estou feliz pelo primeiro lugar, mas mais feliz ainda porque eu consegui me superar hoje, estava um pouco nervosa, não vou mentir. porque ontem me machuquei no treino. Só de haver me superado e acertei as manobras que eu queria, fiquei feliz. Obrigado pela energia positiva e por toda a torcida”, disse Rayssa para as redes da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Classificação final do skate street feminino

1° – Rayssa Leal (BRA) – 274.89 – 92.23 (volta) | 91.81 + 90.85 (manobras)

2° – Akama Liz (JPN) – 274.35 – 90.11 | 92.55 + 91.69

3° – Yoshizawa Coco (JPN) – 257.73 – 84.04 | 88.05 + 85.64

Com dados do site olympics.com