Começa, nesta terça-feira (11), em São Luís, a reunião do G20 com atividades do Grupo de Trabalho de Economia Digital. Até quinta-feira (13), o enfoque são temas como inclusão digital, conectividade e integridade da informação.
O Grupo de Trabalho de Economia Digital foi estabelecido pelo G20 em 2021 e tem como foco a orientação dos formadores de políticas públicas sobre o potencial digital das economias. O G20 é o grupos de países que foram as maiores economias do mundo.
O evento, em São Luís, tem a participação de ministros brasileiros, delegação de 27 países, além de nove organismos internacionais. O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, conduz os trabalhos. Ele e o governador Carlos Brandão participaram da solenidade de abertura, às 9h, no Hotel Blue Tree Towers, no bairro do Calhau, onde está acontecendo o evento.
O governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do estado e a importância do apoio de instituições como o G20, que reúne os países mais ricos do mundo sendo o principal fórum de cooperação econômica internacional e que, pela primeira vez, tem o Brasil exercendo a presidência.
Durante esta terça-feira (11), haverá a reunião de delegados do G20, além de painel, seminário e mesa redonda; e um evento paralelo sobre investimento em infraestruturas digitais. A programação prossegue na quarta (12) e quinta-feira (13) norteada pelos debates sobre a criação de um ambiente digital que promova crescimento econômico e bem-estar social.
Sobre o G20
Definido como um fórum de cooperação econômica internacional, o G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; além da União Africana e dos demais países que compõem a União Europeia.
O fórum representa aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e mais de 75% do comércio mundial sendo direcionado às grandes questões econômicas internacionais e possuindo grande relevância na arquitetura e governança mundiais.