O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, confirmou a vitória esmagadora nas eleições para o parlamento do Reino Unido depois de 14 anos. A legenda ultrapassou o mínimo necessário de assentos para compor a maioria durante a apuração do pleito, que aconteceu na madrugada de sexta-feira (5).
Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Os Trabalhistas ficaram com 410, e os Conservadores com 119.
O Reino Unido é formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Está localizado ao norte da Europa.
Com a vitória, o parlamentar trabalhista Keir Starmer será nomeado como novo primeiro-ministro do Reino Unido.
Durante discurso, o futuro primeiro-ministro disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.
“Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem”, afirmou o parlamentar.
O resultado está sendo tratado pela mídia britânica como uma “lavada” dos Trabalhistas. Por outro lado, o Partido Conservador, do atual primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota histórica.
Rishi Sunak, admitiu a derrota e afirmou que ligou para Starmer para parabenizá-lo. Ele também prometeu uma transição pacífica e ordeira.
Como fica o parlamento
Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 410 assentos (+205)
Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 119 (-225)
(Foto/Divulgação): futuro primeiro-ministro britânico, Keir Starmer com o presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, em reunião no ano passado