Com a desistência de Joe Biden de concorrer ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América (EUA), o Partido dele, o Democrata, tem algumas opções sendo a indicação da vice-presidente, Kamala Harris, a mais provável.
Mas tudo será definitivamente decido na convenção do Partido Democrata, que vai acontecer na cidade de Chicago, de 19 a 22 de agosto.
O tempo curto, porém, é um empecilho para o Partido Democrata, já que o candidato do Partido Republicano já foi escolhido. É Donald Trump que está à frente nas pesquisas.
As eleições dos Estados Unidos serão no dia 5 de novembro
Saída de Joe Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo (21), a desistência de concorrer à reeleição.
Em uma postagem na rede social X, Biden afirmou acreditar que, apesar de sua intenção de tentar um novo mandato, é do interesse do Partido Democrata e do país a retirada da sua candidatura. Em seguida, disse que se concentrará no seu trabalho como presidente até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden em uma carta publicada na rede social.
Ainda na carta, ele informou que se pronunciará à nação no final desta semana, dando mais detalhes sobre sua decisão. No entanto, em outra postagem, no X, o presidente adiantou seu apoio na indicação da vice-presidente, Kamala Harris, para enfrentar o republicano Donald Trump.
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”.
O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.
Donald Trump
O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN. Também no domingo (21) que acha que será mais fácil derrotar a vice-presidente, Kamala Harris, nas eleições de novembro do que seria derrotar Joe Biden.
Quadro atual
Entenda o que vai acontecer com Joe Biden fora da disputa. Os delegados democratas que se comprometeram com o presidente podem apoiar Kamala, mas não são obrigados.
Assim, o Partido Democrata tem 3 rotas possíveis com Biden fora da disputa.
A 1ª delas seria conseguir unanimidade em torno da candidatura de Kamala. A 2ª rota seria formar unidade em torno de um outro candidato. E a 3ª rota disponível seria uma convenção “aberta”, com os delegados do partido escolhendo entre os candidatos propostos.