Em entrevista no podcast Timbira Tech, da Rádio Timbira FM, nesta semana, as professoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mônica Cruz e Conceição Belfort alertaram para os efeitos da mudança climática na vida de povos tradicionais do Maranhão e de toda a Amazônia, entre os quais quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas, que estão sendo afetados em sua qualidade de vida e saúde.
Ao jornalista José Reinaldo Martins, as pesquisadoras explicaram que as relações culturais e de produção dos povos tradicionais, que estão diretamente vinculadas ao ciclo climático e a natureza, estão comprometidas.
“Muitos saberes que os povos tradicionais transmitem, de forma oral, de uma geração para a outra, tem ligações com os ciclos da natureza. E, se estes ciclos estão entrando em desarmonia, por causa das mudanças climáticas, o que compromete a transmissões destes conhecimentos populares e de produção”, explicou a pesquisadora Mônica Cruz durante o programa.
Colóquio
O assunto será tema do VI Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia (Dcima), que será realizado nos 18, 19 e 20 de setembro, nas dependências do Centro de Ciências Humanas (CCH0, do campus da UFMA na área do Bacanga, em São Luís.
O evento reunirá palestrantes nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas, minicursos e oficinas. I tema será “Mudanças climáticas e oralidades amazônicas: entre discursos e memórias”. A projeção é que cerca de 200 pessoas participem.
A proposta central do colóquio é elaborar propostas que resguardem a vida de comunidades que mantêm uma relação íntima com a biodiversidade amazônica e que preservam sua cultura por meio de narrativas orais, as quais são fundamentais para manter viva a riqueza cultural e o conhecimento tradicional.
Inscrições gratuitas
Estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação e representantes de povos tradicionais podem fazer suas inscrições gratuitamente até o primeiro dia do evento. Professores e demais profissionais pagam uma taxa simbólica de R$ 50,00. Os interessados podem acessar o Instagram @VIDCIMAUFMA ou o site didcima.mais.etc.br. A programação completa do VI Dcima está disponível no site do evento.
Patrocínio e o organização do Colóquio
O Colóquio é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD) e do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural (GPAC), da UFMA, e do Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)).
Participam, também, do Programa de Pós-graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), os dois da UFMA, e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPG/Letras), da UFPA.
A conferência de abertura terá a presença da pesquisadora Ana Pizarro, da Universidade de Santiago do Chile.
Doutora em Letras pela Universidade de Paris, a conferencista tem mais de 50 anos de atividade envolvendo temas como América Latina e a Amazônia; a história da cultura; oralidade e literatura, literatura de mulheres e povos nativos.