O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou, nesta segunda-feira (12), edital para a seleção de monitores, que vão atuar na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Estão sendo ofertadas 60 vagas para estudantes de graduação.
A SNCT, que ocorre de 14 a 18 de outubro, é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o apoio de parceiros, entres eles a Fapema. Este ano, o eventotem como tema ‘Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais’.
O presidente da Fundação, Nordman Wall, destacou a relevância da iniciativa, ressaltando a parceria com a Secti fundamental para o sucesso da semana científica. “O edital oferece aos estudantes uma oportunidade valiosa de envolvimento com a ciência e a tecnologia, além de contribuir para a enriquecer sua formação com a experiência da monitoria. O tema deste ano é extremamente relevante e vai proporcionar um debate aprofundado sobre a relação da diversidade dos biomas brasileiros e as tecnologias sociais, um tema abrangente e bem atual, que vai mobilizar pesquisadores, estudantes e público geral”, avaliou.
A SNCT vai ampliar o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, inspirando jovens a seguir carreiras científicas e mostrando como a pesquisa científica pode contribuir para um futuro sustentável.
O edital vai selecionar monitores, que auxiliarão na organização e execução das atividades do evento. O público-alvo são estudantes de graduação, matriculados regularmente em instituições de ensino e pesquisa – públicas ou privadas – sediadas no Maranhão, em todas as áreas do conhecimento. Os monitores receberão alimentação e bolsa no valor de R$ 190,00.
A titular da Secti, Natássia Weba, ressaltou a importância da colaboração institucional. “A integração com a Fapema é um exemplo de como parcerias eficazes podem impulsionar o desenvolvimento científico em nosso estado. A 21ª SNCT será uma oportunidade para discutirmos questões relacionadas aos biomas do Brasil e estimular a participação ativa dos jovens no cenário científico. Estamos comprometidos em apoiar este evento e garantir que seja um sucesso”, disse.
Mais sobre o edital
Os interessados em participar do processo seletivo devem estar atentos aos detalhes do edital e garantir sua inscrição, dentro dos prazos estabelecidos. Os candidatos devem submeter uma única proposta, de forma online, e preencher o formulário eletrônico disponível na página da Fapema, no sistema Patronage, informando telefone, endereço e e-mail, devidamente atualizados, entre outras informações.
A seleção vai garantir uma equipe de monitores dedicada e bem preparada para contribuir com a realização de um evento de grande importância para o avanço da ciência e da tecnologia no Maranhão e no Brasil. O edital completo pode ser consultado no site: www.fapema.br, na aba ‘Editais’.
As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto, no site patronage.fapema.br