O Maranhão e as novas perspectivas de mercado

* Carlos Brandão

Nos últimos anos, o Maranhão tem avançado de forma significativa em diversas áreas estratégicas. Com uma localização privilegiada e muitos recursos naturais, nosso estado está cada vez mais preparado para se consolidar como um polo de desenvolvimento sustentável, beneficiando tanto os maranhenses quanto os investidores que acreditam no potencial da nossa terra.

E uma de nossas principais apostas é a revitalização do Centro Histórico de São Luís. Recentemente, assinamos um acordo com o Grupo Vila Galé, para a construção de duas unidades hoteleiras na nossa capital: o Vila Galé Collection São Luís e o Vila Galé Collection Maranhão. Esses empreendimentos, com investimento superior a 105 milhões de reais, serão fundamentais para dinamizar o turismo local, gerando empregos e atraindo mais visitantes para a cidade. Estimamos a criação de 400 postos de trabalho, entre a sua etapa de construção e a viabilização de empregos diretos permanentes na operação desses hotéis, o que representa um avanço importante na oferta turística e na geração de renda.

Vale destacar que, após amplo diálogo com todos que trabalham na Casa do Maranhão, vamos realocá-los para outros prédios. Atualmente o museu opera de forma provisória no prédio da antiga Reffsa. Mas, assim que forem concluídas as reformas no edifício que abrigava a Secretaria de Estado da Cultura, na Rua Portugal, ele passará a abrigar a sede permanente do Museu do Bumba meu boi.

Já o Cresol será instalado no Casarão da Oleama, na Rua da Palma. E a venda de artesanatos ocorrerá em um casarão na Rua Trapiche, em frente à Casa do Maranhão (antigo Castelo do Rock), cuja reforma terminará em breve.

Reforço também que, desde o início do nosso governo, o programa Nosso Centro já promoveu a restauração de quatorze casarões, nove foram reformas diretas e cinco foram iniciativas do Adote um Casarão, que é uma concessão por edital.

Agora, pelo Novo PAC Cidades Históricas, em parceria com o governo federal, reformaremos mais três igrejas e cinco casarões.

Além de valorizar nosso patrimônio cultural, estamos comprometidos com a promoção de um turismo integrado que combine cultura e belezas naturais. Mas esses projetos de revitalização e investimento não acontecem isoladamente. Eles estão alinhados com um conjunto de iniciativas que preparam o Maranhão para o futuro, principalmente no que diz respeito ao turismo sustentável.

Recentemente, durante a visita dos ministros do Turismo do Brasil e da Jamaica, assinamos um Memorando de Entendimento com foco no desenvolvimento do turismo sustentável, reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente e a economia verde. O programa Capacita COP30 é outra iniciativa fundamental dessa natureza. Sabemos que a qualificação da mão de obra é decisiva para elevar a qualidade dos serviços oferecidos no setor turístico e em outras áreas estratégicas.

O Maranhão vive um momento promissor, com perspectivas de crescimento em diversas áreas. O fortalecimento do turismo, o aumento de investimentos privados e o compromisso com o desenvolvimento sustentável são pilares que nortearão o nosso caminho para o futuro. Estamos trabalhando para garantir que o desenvolvimento econômico se traduza em melhoria de vida para todos os maranhenses, e continuaremos a buscar parcerias que nos ajudem a alcançar esse objetivo.

* Governador do Maranhão