Rildo Amaral, do Progressistas, é eleito prefeito de Imperatriz com 55,11% dos votos no 2º turno

O candidato Rildo Amaral, do Partido Progressistas (PP), foi eleito prefeito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, após vencer o segundo turno das eleições com 55,11% dos votos no último domingo (27).

A eleição foi histórica para Imperatriz, que, após atingir 200 mil eleitores, pôde realizar o segundo turno pela primeira vez. Rildo recebeu 81.942 votos, enquanto a concorrente, Mariana Carvalho (Republicanos), obteve 66.752 votos, ou 44,89%. A apuração das urnas foi finalizada às 17h39, com o resultado confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao lado de Rildo Amaral, a vice-prefeita eleita é Carol Pereira, nutricionista e integrante do União Brasil. A coligação “Imperatriz Vai Renascer” recebeu apoio dos partidos PP, Podemos, União Brasil, PSB, PSDB, AGIR e PRD.

No plano de governo, Rildo destacou a necessidade de “reconstruir” Imperatriz, com foco em resolver problemas crônicos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. As propostas foram organizadas em 11 pilares principais: Saúde, Segurança Pública, Educação, Gestão Municipal, Assistência Social, Turismo, Indústria, Cultura, Meio Ambiente, Família, Comércio e Agronegócio.

Entre as propostas destacadas no plano de governo proposto por Amaral, estão:

Saúde: Descentralizar e organizar o Sistema Municipal de Saúde.

Segurança Pública: Integrar as ações da segurança municipal com forças estaduais e federais.

Educação: Implantar educação em tempo integral e parcerias para escolas militares.

Infraestrutura: Implementar um plano emergencial de limpeza e desobstrução de drenagens nos primeiros 120 dias.

Turismo e Cultura: Criar um calendário municipal de eventos e desenvolver projetos de arte e cultura em parceria com empresas e órgãos públicos.

Perfil do Prefeito Eleito

Rildo Amaral, de 47 anos, é natural de Imperatriz e possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ele iniciou sua carreira política como vereador, cargo para o qual foi eleito por dois mandatos, e, em 2022, venceu sua primeira eleição como deputado estadual.