Os 4,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 farão a primeira etapa do exame neste domingo (3). Este ano, são cerca de 10 mil salas de aplicação em 1.753 municípios de todos os estados e o Distrito Federal.
Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30 com término às 19h, com duração de 5h30.
Neste domingo (3), as provas objetivas são de Linguagem e Códigos e as de Ciências Humanas, mais a redação.
Dia 10 de novembro
No total, nos dois dias, serão aplicadas quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões e mais a redação. Na inscrição, cada candidato selecionou uma opção de língua estrangeira: Inglês ou Espanhol.
No dia 10 de novembro, as questões das provas objetivas são de Ciências da Natureza e de Matemática. As provas iniciam às 13h30 e encerram às 18h30, com duração de 5 horas.
Transporte gratuito em São Luís
O transporte é gratuito nos dois dias do Enem, em São Luís, segundo a Prefeitura de São Luís.
Estudantes de São Luís terão transporte público gratuito nos dois domingos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), das 5h da manhã até às 22h.
Para utilização do benefício, o estudante vai utilizar de forma normal o cartão no sistema de bilhetagem, contudo, não será descontado o crédito do cartão.
Disponibilização de informações
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição. Nele, é possível consultar informações como o local de prova, número de inscrição e horário das provas. Além disso, o cartão informa o resultado de pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social, e ainda a opção de língua estrangeira escolhida no ato de inscrição.
Todas as informações são acessadas unicamente pelos inscritos através da Página do Participante do Enem 2024. Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação para fazer as provas, mas o Inep recomenda que os participantes levem o documento para conferir o número da sala de aula e evitar, assim, o uso de celular.
Os números do Enem 2024
Do total de participantes da edição deste ano, a maior parte já terminou o ensino médio (1,8 milhão) e 1,6 milhão é concluinte dessa etapa de ensino. Segundo o Inep, os dados são baseados nas autodeclarações dos participantes no momento da inscrição. Os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023.
Além deles, 19,4% (841.546) das inscrições são de estudantes do primeiro ou do segundo ano do ensino médio e 24.723 (0,6%) de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos. Todos estão na condição de treineiros, no exame
O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido de Minas Gerais (393.007) e da Bahia (376.352).
Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
Como consultar o local de prova?
O documento para consultar o local de prova do Enem está disponível na página do participante do Enem. O estudante precisa usar o login no portal único de serviços digitais do governo federal, Gov.br.
Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la no mesmo portal e após digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e selecionar a opção esqueci minha senha.
O que é Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Maranhão
No Maranhão, 178.616 pessoas estão inscritas no vestibular para tentar uma vaga no ensino superior, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As mulheres compões a maioria das pessoas inscritas, com 109.924 aptas para a prova , o que corresponde a 61,54% das inscrições. Os homens representam 38,46% dos candidatos, com 68.692 inscritos.
Os candidatos farão as provas em 79 municípios.
A quantidade de inscritos este não é 27% maior que o total de maranhenses que se inscreveram para fazer as provas do Enem 2023, quando o Inep registrou 165.771 candidatos inscritos.
Os municípios do Maranhão onde as provas do ENEM serão aplicadas são: