Os eleitores dos Estados Unidos da América (EUA) estão votando, nesta terça-feira (5), para escolher o próximo presidente da República, senadores e deputados.
A Rádio Timbira FM está acompanhando as eleições dos EUA por meio de boletins e informações divulgadas durante sua programação, nesta terça (5) e quarta-feira (6).
As pesquisas indicam que a disputa continua acirradas entre as candidaturas de Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, pela presidência dos EUA. Os dois estão tecnicamente empatados.
A democrata Kamala Harris é a atual vice-presidente da República dos EUA.
Os resultados das eleições nos EUA às vezes são declarados poucas horas após o fechamento das urnas, mas a disputa acirrada deste ano pode significar uma espera mais longa.
Diferente do Brasil, que já usa urna eletrônica, o voto, nos EUA, é por meio de urnas com voto impresso.
Em algumas disputas presidenciais, o vencedor foi conhecido tarde na noite da eleição ou na manhã seguinte. Desta vez, a disputa acirrada em muitos Estados pode significar que os meios de comunicação esperem mais tempo antes de projetar quem venceu.
Mundo acompanha as eleições nos EUA
Os reflexos da eleição que definirá, nesta terça-feira (5), quem será o futuro presidente dos Estados Unidos (EUA) vão muito além das fronteiras norte-americanas, tamanha influência que a maior potência militar do mundo tem no cenário externo.
A influência dos EUA não se restringe às atuais áreas de conflito na Europa e no Oriente Médio. Brasil, América Latina e China também aguardam ansiosamente o desfecho da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump, que presidiu o de 2017 a 2021, para traçar, de forma mais precisa, seus planos estratégicos na relação com o próximo governante norte-americano.