Dia “D” de Busca de Casos Suspeitos de Sarampo, Rubéola e Paralisia Flácida acontece, nesta quarta-feira (6), na Vila Luizão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, promove, na quarta-feira (6), a partir de 9h, o Dia D de Busca Ativa de Casos Suspeitos de Sarampo, Rubéola e Paralisia Flácida, no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís (MA).

A estratégia se baseia na busca dos dados, por meio de análise de prontuários de pacientes, além de casos suspeitos não incluídos no sistema de saúde ou que não foram detectados pelo Sistema Integrado de Vigilância do Sarampo e da Rubéola.

A busca será feita por meio da identificação de casos suspeitos em estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, e na comunidade, como residências, creches, escolas, instituições religiosas e ambientes de trabalho diversos.

Nas unidades de saúde será realizada, de forma retrospectiva, por meio de consultas a prontuários, abrangendo o período de 6 de outubro a 6 de novembro e, na forma prospectiva, de 7 a 17 de novembro deste ano.

A ação estratégica também é desenvolvida com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária para que possa ser feito uma análise criteriosa e para aprimorar ainda mais o Sistema de Informação de Agravo e Notificação (SINAN). Os casos identificados devem ser notificados e seguir com a investigação e coleta de amostras clínicas dentro dos critérios recomendados, até sua classificação final.

Durante a ação, nesta quarta-feira (6), a equipe da SES visitará, às 10h30, a sala de vacinação da Policlínica Vila Luizão. A medida é para acompanhar e incentivar as coberturas vacinais contra sarampo e poliomielite