O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq Maranhão) está realizando, nesta semana, a Operação Especial Dia Nacional de Combate à Pirataria, com ação na Feira da Liberdade, em São Luís.
Até sexta-feira (06), a operação estará focada na fiscalização das balanças comerciais, com o objetivo de verificar se esses equipamentos, muito utilizados em feitas e mercados, estão devidamente certificadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmetro Maranhão), conforme as normas de metrologia legal.
No primeiro dia da operação, mais de 40 balanças foram apreendidas na região metropolitana de São Luís, destacando a importância da ação para a fiscalização do uso de equipamentos de pesagem irregulares.
Durante a operação, equipes do Inmeq Maranhão inspecionaram estabelecimentos comerciais, como mercados e feiras, para garantir que as balanças utilizadas estejam em conformidade com os padrões exigidos, protegendo os consumidores e promovendo um comércio mais justo e transparente.
Entre os objetivos da operação estão: garantir a conformidade dos equipamentos de pesagem, verificando se as balanças estão devidamente certificadas pelo Inmetro; proteger os consumidores, assegurando que as medições sejam precisas, evitando que o consumidor pague a mais pelos produtos; conscientizar os comerciantes, educando sobre a importância do uso de equipamentos regularizados e os riscos de utilizar balanças irregulares.
Balanças irregulares
Balanças identificadas como irregulares ou piratas serão recolhidas para análise técnica e, se necessário, destruídas. Os comerciantes terão a oportunidade de se informar sobre o Projeto Balança Legal, uma ação que oferece condições facilitadas para a troca de balanças irregulares por novas e certificadas.
O Balança Legal é importante para: reduzir prejuízos financeiros, ao prevenir a apreensão de equipamentos irregulares; melhorar a precisão das transações comerciais, ao evitar erros de pesagem, garantindo mais confiança nas negociações; fortalecer a competitividade, ao incentivar um mercado mais justo e transparente para todos.
“A Operação Especial Dia Nacional de Combate à Pirataria é uma ação estratégica e fundamental para a garantia de um comércio mais transparente e justo. Através da fiscalização das balanças comerciais, reforçamos o compromisso do Governo do Maranhão e do Inmeq Maranhão com a proteção dos consumidores e com o apoio aos empreendedores locais, buscando sempre a conformidade com as normas metrológicas, o que contribui para a transparência nas transações comerciais”, destacou Eliel Gama, presidente do Inmeq Maranhão.
Para detalhes sobre a operação ou o programa de troca de balanças, acesse Site Inmeq Maranhão o Instagram @inmeqmaranhao.